Ônibus de Fortaleza terão Wi-Fi gratuito a partir de maio

greve onibus fortalezaA partir de maio, os ônibus de Fortaleza disponibilizarão acesso à internet Wi-Fi gratuita para os passageiros. A informação foi confirmada pelo Prefeito Roberto Cláudio, durante visita ao Sistema Verdes Mares, na manhã desta segunda-feira (25). O projeto deve acontecer de forma gradual e irá, num primeiro momento, contemplar as linhas mais demandadas. Além dos carros, os terminais de ônibus também ofertarão o serviço à população até julho de 2016. “A gente vai lançar em maio uma política progressiva para garantir a internet livre nos ônibus. Nós já temos wifi em três terminais e a gente vai implantar até julho em todos. Estamos com uma parceria com o Ministério das Telecomunicações. Nossa ideia é que dentro de dois anos nós tenhamos todas as linhas de ônibus com internet gratuita”, afirmou Roberto Cláudio. O serviço de internet nos coletivos já foi testado em quatro veículos da empresa Vega em dezembro de 2015. Durante os testes, foi feita uma pesquisa para verificar o sinal e a velocidade da internet, além das demandas em horários mais movimentados. A implantação da rede Wi-Fi acompanha também as reformas dos terminais de integração, que passam atualmente por mudanças. Pintura, reforma e climatização dos banheiros, troca de pisos e cobertura, reforço da segurança e implantação de painés de LED anunciando o tempo de chegada e saída de cada ônibus estão entre as implementações. Novas ações
Além da implantação do Wi-Fi nos ônibus e terminais, Roberto Cláudio anunciou outras ações envolvendo a melhoria do transporte público em andamento. A exemplo está o projeto de climatização de 400 ônibus e a consolidação de 130 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus na Capital até junho. ” A meta é universalizar ao longo dos próximos 4 anos e duplicar o número de faixas exclusivas, independete do cenário, já que temos um plano de gestão para a cidade. Queremos também integrar o bilhete único ao metrô e ao VLT“, ressalta o prefeito.
Outra medida destacada é a implantação de uma estação de bicicletas compartilhadas em cada terminal de integração da Capital. “O trabalhador, o estudante quando chegar vai poder sacar uma bicicleta, levar para casa, fazer o pernoite e levar na manhã seguinte. Tudo isso para criar incentivos para que o transporte tenha uma alternativa mais saudável, mais tranquila, mais respeitosa com a cidade”, destaca.
Política para o pedestre
De acordo com o prefeito, medidas que visam a segurança do pedestre também estão sendo pensadas. Entre as ações, destaca a criação e a modificação de faixas. “Estamos criando novas faixas de pedestre em nível, modificando inclusive alguns desenhos de faixa de pedestres em grandes corredores, como as em X, alí no Benfica e na Raimundo Girão. Também estamos modificando o tempo  de semaforização. Eu diria que o aprofundamento dessas questões vai tornar nossa cidade uma cidade mais solidaria, que compartilha o espaço público entre carro, ônibus e pedestre”, finaliza.
Fonte:
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: