Os motoristas e cobradores dos ônibus urbanos de Fortaleza aprovaram, em assembleia realizada este sábado (9), decretar estado de greve. A decisão sobre a efetivação do movimento pode ocorrer em nova reunião que está marcada para acontecer às 15h de hoje.
Caso a greve confirmada, a categoria deverá cruzar os braços a partir da quarta-feira (13), quando já terão sido respeitada as 72 horas após o anúncio da paralisação, conforme estabelece a legislação.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro), Domingos Neto, durante a 6ª rodada de negociações entre as empresas de transporte e os profissionais da área, os empregadores pediram que a categoria reduzisse a proposta de aumento de 25%. “Na assembleia do dia 3 [de maio], baixamos para 15%. Mas durante a 7º rodada, os patrões ofereceram novamente os 4,88%, como desde o começo”, explica.
Próximos passos
Ainda de acordo com Domingos, na próxima segunda-feira (12) representantes dos motoristas e cobradores de ônibus vão se reunir com o Sindicato das Empresas de Transportes e Passageiros do Estado (Sindiônibus) para a 8ª rodada de negociações, marcada para acontecer na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (STRE). Caso não haja acordo, a categoria ameaça paralisar as atividades.
Nossa produção tentou entrar em contato com o Sindiônibus, mas ninguém atendeu.
Negociações
Motoristas e cobradores de ônibus tiveram data base no dia 1º de maio, sem acordo firmado. As negociações ocorrem desde o mês de abril. Inicialmente, a categoria pedia aumento de 25%, contra 4,88% do Sindiônibus; reajuste na cesta básica e do vale refeição; redução da carga horária de trabalho de 44 para 42 horas semanais; e o fim da segunda jornada de trabalho.
Do Jangadeiro Online
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Chapa “ACI a + de 100” lança campanha com festa e apoio do Sindjorce - 19 de maio de 2025
- Caucaia: ALECE assume defesa de empresário vítima de racismo em farmácia - 19 de maio de 2025
- Geraldo Alckmin convida Papa Leão XIV para participar da COP30 em Belém - 18 de maio de 2025