Membros destituídos do diretório estadual do PDT são recolocados no comando do partido no Ceará

A Justiça restituiu o mandato do Diretório Estadual do PDT destituído na última semana pela Executiva Nacional. A decisão é da juíza Maria de Fátima Bezerra Facundo, da 28ª Vara Cível (SEJUD 1º Grau). Com isso, o comando estadual da sigla tem o mandato reestabelecido até o dia 31 de dezembro deste ano, “preservando-se todos os atos praticados pelo Diretório Estadual aqui reestabelecido, até ulterior deliberação deste juízo”, conforme o despacho.
Ainda conforme a decisão, o Diretório Nacional do Partido deve se abster “de constituir Comissão Provisória do PDT/CE, caso essa já tenha sido indicada, que se suspenda os efeitos da indicação, restituindo os Autores aos seus status quo ante dentro da agremiação”.

Diretório estadual do PDT tem mandato restituído

Na última semana, o senador Cid Gomes e 17 parlamentares em exercício e licenciados do PDT entraram na Justiça com um pedido de tutela de urgência para a concessão de uma liminar que suspendesse os atos da Executiva Nacional do partido, chefiada pelo deputado federal André Figueiredo, que inativou o diretório da sigla no Ceará. A ação pedia ainda que o Poder Judiciário determinasse que o PDT Nacional mantivesse o mandato dos membros do diretório dissolvido e o edital de convocação para uma reunião extraordinária que visa a realização de uma nova eleição. A petição judicial argumentava que a medida da Executiva Nacional ocorreu de forma “abrupta e sumária”, “sem que houvesse qualquer procedimento preliminar ou administrativo”. Junto com Cid Gomes, assinaram o documento: Evandro Leitão, Eduardo Bismark, Mauro Benevides Filho, Leônidas Cristino, Idilvan Alencar, Robério Monteiro, Romeu Aldigueri, Guilherme Bismark, Guilherme Landim, Marcos Sobreira, Sérgio Aguiar, Jeová Mota, Lia Gomes, Salmito Filho, Oriel Nunes Filho, Antônio Granja e Bruno Pedrosa.

Crise no partido

Na última semana, um dia depois da Executiva Nacional dissolver o diretório do PDT no Ceará, o senador Cid Gomes enviou uma notificação extrajudicial ao secretário da Executiva Nacional do partido, Manoel Dias, questionando os motivos que levaram a essa repentina alteração nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral, atribuindo o status de inativo ao Diretório Estadual do PDT. A iniciativa de Figueiredo tornava neutro um movimento anunciado por Cid Gomes, que coletou assinaturas de integrantes do então diretório para convocar os membros e eleger uma nova presidência do partido no Estado. No último dia 2, o deputado federal André Figueiredo, presidente nacional do PDT, destituiu o senador Cid Gomes da presidência estadual do partido e agora volta a comandar o partido no Ceará. A mudança é mais um desdobramento das disputas internas no partido, que desde o início do ano está dividido entre aqueles mais próximos do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT) e aqueles mais próximos do prefeito José Sarto (PDT) e do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT). Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: