Funceme prevê incidência de chuva no Ceará para o Dia de São José

Foto: Reprodução
O Ceará deve ter fortes registros de chuva nesta terça-feira (19), Dia de São José, conforme antecipou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A data, que marca o dia do santo padroeiro do Ceará, tem como principal símbolo as precipitações no sertão, indicando boa colheita para o setor agrícola.
Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme, explica que essa tendência é indicada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é apontada como um dos mais importantes sistemas meteorológicos que atuam nos trópicos, sendo também o principal causador de chuvas no Nordeste brasileiro, incluindo o Ceará.
“Tudo isso favorece a formação de nuvens de chuva para hoje, dia 18, e para amanhã, 19 de março. Toda a faixa litorânea, ou centro-norte do estado, melhor dizendo, deve receber maiores volumes, mas no resto do estado também chove, com chuvas isoladas”, conta ela. A data em que é comemorado o Dia de São José, diz a especialista, tem relação com o equinócio de outono – a mudança, no Hemisfério Sul, da estação verão para a estação outono. Além disso, é uma época em que a Zona de Convergência Intertropical já está atuando, resultando em chuvas substanciais no Nordeste. Nesta segunda-feira (18), o Ceará registrou chuva em pelo menos 137 municípios, conforme monitoramento da Funceme. O levantamento leva em conta o período de 7h da manhã de domingo (17) até as 7h desta segunda. Os destaques são Fortaleza (77 mm), Viçosa do Ceará (56,2 mm), Jijoca de Jericoacoara (51 mm), Lavras da Mangabeira (50 mm) e Coreaú (50 mm). Fonte:  https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: