Etufor confirma ar-condicionado em 100% dos ônibus que possuem o sistema a partir desta terça-feira (1º)

 
 Foto: Fabiane de Paula/SVM
Todos os ônibus de Fortaleza que dispõem de ar-condicionado começam a circular com o equipamento ligado, a partir desta terça-feira (1º), conforme garantiu nesta segunda-feira (31) a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Do total da frota, 774 veículos da capital cearense possuem o aparelho.
De acordo com a Etufor, até o mês de julho, havia 654 com ares ligados e partir deste 1º de agosto, 774 serão veículos, que é a frota com o equipamento. A frota total é de 1322 veículos.
Os ônibus passaram cerca de três anos circulando com o ar-condicionado desligado devido à pandemia de Covid-19 e passou ser religado de forma gradativa a partir de março de 2023 seguindo um cronograma da Prefeitura com data final prevista para agosto.
Com grande parte da população vacinada e o controle da Covid-19, o motivo para a falta de climatização nos coletivos urbanos da capital cearense deixou de ser sanitário e se tornou financeiro e logístico. Em março deste ano, o prefeito José Sarto havia garantido que até o início de agosto, os 1.400 ônibus em operação na capital cearense teriam o ar-condicionado ligado.

Frota de ônibus de Fortaleza recebe 54 veículos novos operando com ar condicionado

A frota de transporte coletivo em Fortaleza recebeu um reforço, com a adição de 54 novos ônibus zero quilômetro com ar condicionado. Segundo informações da Prefeitura, esses novos ônibus estão equipados com ar-condicionado e possuem câmeras instaladas na porta traseira. O equipamento permite que o motorista tenha uma visão clara do desembarque dos passageiros, garantindo uma partida segura após a conclusão do desembarque. As portas possuem sensores que as fecham automaticamente, conforme a legislação que proíbe a circulação de ônibus com as portas abertas. Além disso, alguns novos ônibus oferecem ao passageiro tomada para carregadores de celular, cadeiras mais confortáveis, além de atenderem aos padrões de acessibilidade. Seguindo ainda as normas das legislações federais vigentes, todos eles possuem assentos devidamente sinalizados na cor amarela para passageiros prioritários, elevador para cadeira de rodas ou piso baixo com rampa, como também cintos de segurança para as pessoas com deficiência visual acompanhadas de cães-guia. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: