Estudantes terão passe livre nos ônibus em Fortaleza, anuncia prefeito

Foto: Prefeitura de Fortaleza
O prefeito José Sarto anunciou nesta quinta-feira (10) a implantação do passe livre estudantil em Fortaleza ainda em 2023. O comunicado foi feito através das redes sociais, durante a semana de celebração do Dia do Estudante. Sarto informou que está estendendo as atividades do grupo de trabalho responsável por monitorar, avaliar e planejar o transporte público na cidade. Ele afirmou que há uma proposta concreta para a gratuidade dos estudantes, com estudos sendo finalizados para envio à Câmara de Vereadores.

O prefeito declarou: “Na véspera do Dia do Estudante, anuncio que chegamos a uma proposta concreta para implantar ainda este ano o passe-livre estudantil. Vamos garantir a gratuidade das passagens de ida e volta de todos os estudantes para a escola ou a universidade. Todos que têm direito à carteira estudantil terão direito a duas passagens gratuitas a cada dia útil”.

Segundo o prefeito, a ideia é proporcionar duas passagens gratuitas por dia útil para todos os detentores da carteira estudantil. Ele enfatizou que cerca de 340 mil carteiras de estudante serão emitidas até o final de 2023. Isso representa um alcance significativo. Sarto destacou que, além dos benefícios econômicos para as famílias, essa medida reafirma a prioridade dada à educação em Fortaleza. Ele acrescentou: “Já adianto que estamos finalizando os estudos para enviar o projeto de lei para a Câmara Municipal em breve, nos próximos meses. Queremos conceder o benefício ainda neste ano.”

Passe livre estudantil em Fortaleza

O prefeito esclareceu que, ao contrário de outras capitais que têm restrições específicas para o passe livre, o sistema em Fortaleza será universal, abrangendo todos os estudantes, sem exceção. O grupo de trabalho da Prefeitura de Fortaleza, criado em janeiro, monitora, avalia e planeja o transporte público na cidade. O decreto que estende por mais 180 dias as atividades do grupo foi assinado pelo prefeito José Sarto. A ação do grupo é propositiva e visa subsidiar estratégias para fortalecer políticas públicas no setor. O grupo é coordenado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), com a secretaria executiva a cargo da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Além disso, inclui representantes do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria de Governo (Segov) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: