Corpus Christi: saiba o que abre e o que fecha em Fortaleza

No Ceará, o governador do Ceará, Elamano de Freitas (PT), decretou ponto facultativo no expediente dos órgãos

Foto: Ascom / CMFOR
O Dia de Corpus Christi é comemorado na quinta-feira (8). A data é ponto facultativo em alguns pontos do Brasil. Na capital cearense, a lei municipal 8.796/2003 estabelece que o dia de Corpus Christi é feriado. Diante deste cenário, o GC Mais organizou um guia com o que abre e fecha em Fortaleza neste dia. No Ceará, o governador do Ceará, Elamano de Freitas (PT), decretou ponto facultativo no expediente dos órgãos. Outros municípios cearenses podem definir os próprios feriados, já que a data não é considerada feriado nacional.
Postos de combustíveis  O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) informa que os postos de combustíveis vão funcionar normalmente em todo o estado no Dia de Corpus Christi, de acordo com a resolução ANP 41/2013. Supermercados Os supermercados de Fortaleza funcionarão normalmente, conforme a Associação Cearense de Supermercado (Acesu). Lojas do centro e shoppings de Fortaleza O comércio do Centro de Fortaleza funcionará normalmente, entre as 9h e 17h. Os shoppings centers também estarão abertos, das 10h às 22h. Bancos e Correios

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou em nota que não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 08. Na sexta-feira, 09, as agências funcionarão normalmente. Durante o feriado, os canais de autoatendimento dos bancos, sejam eles digitais e remotos, assim como os atendimentos via telefone e computador irão funcionar normalmente. Caso você tenha alguma conta de consumo ou carnê com vencimento no dia 08, o pagamento poderá ser efetuado no dia 09, sem acréscimo do valor. As agências dos Correios também não estarão abertas para atendimento presencial na quinta-feira (8). O funcionamento volta ao normal na sexta-feira (9).

Metrô e VLTs  As linhas Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe terão operação especial no Dia de Corpus Christi, na quinta-feira (8). Nesta data, Metrôs e VLTs na Região Metropolitana de Fortaleza iniciam a operação em horário normal e circulam com intervalos diferentes dos habituais. O encerramento da operação ocorre mais cedo. Não haverá funcionamento dos VLTs de Cariri e Veja abaixo os detalhes por linha:
  • LINHA SUL
Viagens saindo da Estação Carlito Benevides iniciam às 5h30 e finalizam às 18h, com intervalo de 30 minutos entre cada trem. As viagens saindo da Estação Chico da Silva iniciam às 5h40 e finalizam às 18h10, com intervalos de 30 minutos. Para horários em outras estações, consulte tabela completa clicando aqui.
  • VLT PARANGABA-MUCURIPE
Circulação de trens inicia às 5h30 e finaliza às 17h30 nos dois sentidos. Para ver todos os horários, consulte tabela completa clicando aqui.
  • LINHA OESTE

Viagens saindo da Estação Moura Brasil iniciam 6h15 e encerra às 17h30; saindo da Estação Caucaia iniciam às 05h30 e encerram às 16h45. Para ver todos os horários, consulte tabela completa clicando aqui.

  • VLT DE SOBRAL e VLT DO CARIRI
Não haverá operação. Ceasa  A gestão da Ceasa comunicou que o mercado funcionará normalmente na quinta-feira (8). Já a administração estará fechada. Agências do INSS Nos dias 8 e 9 de junho, as agências do INSS estarão fechadas para o atendimento ao público. Porém, o atendimento da Central 135 funcionará normalmente nessas datas. Quem precisar fazer um agendamento, pedir um serviço ou benefício, ou mesmo tirar alguma dúvida, pode ligar para o telefone 135 e falar com um dos atendentes que estarão disponíveis das 7h às 22 h. No sábado, o atendimento por telefone também segue funcionando normalmente das 7h às 22h (horário de Brasília). Enel Ceará

Em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que montou um esquema especial de atendimento para o funcionamento da companhia durante o feriado de Corpus Christi, “que vai envolver a área técnica e o atendimento ao cliente”. “Diversos profissionais, dentre operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros trabalharão para garantir o fornecimento de energia em todo o Ceará. A distribuidora manterá as equipes operacionais atuando durante todo o feriado”, destacou a empresa.

O esquema envolve também a área de atendimento ao cliente, que funcionará com a Central de Relacionamento (0800.285.0196), 24h por dia. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer ponto do Estado. Além disso, o cliente pode entrar em contato com a distribuidora por meio das redes sociais Facebook e Twitter, pelo app Enel Ceará e também enviado um “Olá” para o WhatsApp (21) 99601-9608. Já as lojas de atendimento permanecem com o esquema de fechamento para feriados e datas comemorativas. As unidades estarão fechadas na quinta-feira (8) retornando normalmente na sexta-feira (9) para atendimentos por livre demanda. E fechando no final de semana, como de costume. Vale destacar que, em diversas lojas, a empresa mantém a opção de agendamento, que pode ser feito por meio do site enel.com.br ou na própria loja.

Shoppings em Fortaleza

Shoppings RioMar No Dia de Corpus Christi, as lojas e os quiosques dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy funcionarão normalmente, das 10h às 22h. Exceção para órgãos públicos e banco, que fecham, além das academias que têm horários diferenciados. As plataformas de vendas RioMar Online (www.riomarfortalezaonline.com.br e www.riomarkennedyonline.com.br) têm atendimento normal, das 10h às 21h. Iguatemi 

O Iguatemi Bosque informa que lojas e quiosques terão funcionamento normal na próxima quinta-feira (8). As operações de alimentação e lazer, além de supermercados irão funcionar no horário tradicional. O cinema conta com sessões a partir das 13h.

Apenas os serviços de atendimento ao público como Correios, Detran, Polícia Federal e Casa do Cidadão estarão fechados na quinta-feira. Confira o funcionamento do Iguatemi Bosque no feriado: Lojas e Quiosques – 10h às 22h Praças, lojas e quiosques de alimentação e lazer – 10h às 22h Restaurantes – 11h às 01h Cinema – 13h às 22h Supermercados – 7h às 22h Laboratório Emílio Ribas – 7h às 17h Cactus Sports Park – 6h às 22h Cobasi – 8h às 21h CLDO – 8h às 20h Lotérica – 10h às 18h Correios – Fechado Polícia Federal – Fechado Detran – Fechado Casa do Cidadão – Fechado Shopping Del Paseo

O GC Mais aguarda escala de funcionamento para quinta-feira (8)

Shopping Parangaba O GC Mais aguarda escala de funcionamento para quinta-feira (8) Leia também | Corpus Christi mantém tradição dos tapetes decorativos em Fortaleza Corpus Christi: entenda a celebração Os fiéis católicos celebram o Dia de Corpus Christi na quinta-feira (8). A expressão, que vem do latim, significa O Corpo de Cristo. A data é uma celebração da eucaristia, além de ter relação com a Quinta-feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia. A data é de extrema importância para os fiéis e celebra o Ministério da Eucaristia, que é o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. A liturgia de Corpus Christi teve início na Bélgica, no século XIII, quando uma freira afirmou ter tido visões de Jesus demonstrando-lhe o desejo que a Eucaristia fosse celebrada com mais vigor pelos fiéis. Fonte: https://gcmais.com.br/n
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: