Definidos cursos a serem ofertados em Itapipoca pelo IFCE

Uma audiência pública realizada na última quinta-feira, 3, reuniu estudantes, professores, políticos, representantes do setor produtivo e da sociedade de Itapipoca e cidades vizinhas para escolher os primeiros cursos a serem oferecidos pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) na cidade. O processo de consulta popular resultou na indicação de oito cursos técnicos e cinco superiores, sendo três tecnológicos e duas licenciaturas, que comporão a oferta do novo campus.

Após amplo debate, no auditório do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a população escolheu os cursos técnicos em Sistemas de Energias Renováveis, Mecânica, Meio Ambiente, Desenho de Construção Civil, Edificações, Multimeios Didáticos, Tradução e Interpretação de Libras, e Nutrição e Dietética. Já os cursos superiores escolhidos foram os de tecnologia em Mecatrônica Industrial, Agrimensura e Saneamento Ambiental, além das licenciaturas em Física e em Teatro.

Após a escolha dos cursos, o reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, destacou a importância da participação da comunidade nesse processo e explicou que o processo de implantação dos novos cursos se dará gradativamente. "Iniciaremos o funcionamento o IFCE em Itapipoca ainda este ano, mas os cursos não estarão implantados todos de uma vez. O processo de consolidação de um novo campus dura cinco anos e, até lá, estaremos com todos esses cursos funcionando, com mais de mil alunos", comentou.

O prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira, destacou o esforço empreendido para a chegada do IFCE no município. "Foram muitos os entraves até chegarmos aqui, mas agora o sonho está se concretizando e trará muitas oportunidades para os jovens de toda região", frisou.

A audiência contou também com a participação do pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Saraiva e da assessora pedagógica da reitoria, Miriam Brasil, além de outras autoridades.
Por Luís Carlos de Freitas
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: