IMAC registas desova de filhotes de tartaruga no litoral de Caucaia

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) tem se dedicado a acompanhar e registrar a fauna costeira do município. Com essa iniciativa, é possível monitorar o meio ambiente no litoral e tomar atitudes de proteção e preservação do ambiente marinho.

Exemplo disso aconteceu no último domingo (20), quando o IMAC recebeu o registro de mais uma tartaruga desovando seus filhotes na praia do Cumbuco. O gerente da orla e engenheiro de pesca do IMAC, Thiago Menezes, que acompanhou e sinalizou o novo ninho, informou que o local está sendo acompanhado pelo instituto e pelo Projeto Interpesca, que conta com a coordenação do biólogo Renato César.

Para preservar a fauna costeira e, principalmente, as tartarugas, que usam a faixa de areia para depositar seus ovos, o IMAC orienta que não haja tráfego de veículos na praia. O órgão também destaca que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município. Para isso, é preciso entrar em contato com a Ouvidoria do IMAC e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos. No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovinhos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.

A temporada de reprodução das tartarugas vai de setembro a março. De janeiro até o momento, o IMAC registrou no litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão, 7 ninhos de tartarugas entre as praias do Cumbuco e Tabuba, além de 10 encalhes de animais marinhos mortos.

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: