Sucessão em Caucaia tem cenário indefinido com vários pré-candidatos de fora do município

Depois que o prefeito Vitor Valim (PSB) anunciou desistência à reeleição, o bloco governista busca consenso para definir o pré-candidato. O município tem mais de 240 mil eleitores e é o único no Estado, depois de Fortaleza, cuja votação pode acontecer em dois turnos

Cidade de Caucaia – Reprodução da web
Faltando menos de sete meses para o primeiro turno das eleições municipais deste ano, marcadas para 6 de outubro, Caucaia é apontada por parlamentares como uma “cidade estratégica” no cenário político cearense. Segundo maior colégio eleitoral do Estado com mais 230 mil eleitores, o município tem panorama com várias pré-candidaturas e impasse sobre o nome que representará o bloco governista na disputa, depois que o prefeito Vitor Valim (PSB) desistiu da reeleição. O chefe do Poder Executivo municipal anunciou em suas redes sociais, em janeiro passado, que não disputará novamente o cargo. A decisão embaralhou o grupo político do qual faz parte, que inclui o governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro da Educação, senador Camilo Santana (PT), em meio ao desalinhamento de correligionários que buscam consenso em torno de um nome.

Especulações

Entre os possíveis postulantes à vaga de pré-candidato da ala governista aparecem: a deputada estadual Lia Gomes (PDT); e o secretário de Articulação Política do Governo do Ceará, Waldemir Catanho (PT), ligado politicamente à deputada federal Luizianne Lins (PT). A deputada Lia, no entanto, já descartou concorrer à Prefeitura, afirmando “não ser a hora certa” para sair do cenário (Sobral) em que foi eleita para o Legislativo cearense. De saída do PDT, a parlamentar ponderou ser cedo para deixar a Assembleia Legislativa, uma vez que foi aposta de eleitores dos municípios da Zona Norte do Estado. Já Waldemir Catanho negou as recentes informações acerca da possível pré-candidatura ou pretensão de se afastar do cargo na gestão estadual. “Informo que não há nada definido. Estou cumprindo minha função diariamente como secretário do governo do estado. Caso haja alguma decisão nesse sentido, vocês que me acompanham nas redes sociais serão os primeiros a serem informados”, informou. Parlamentares petistas consultados pelo O Otimista sobre o assunto disseram que o nome de Waldemir é um dos que aparecem com força no cenário, embora as articulações ainda estejam sendo tratadas com a participação de Vitor Valim e Elmano de Freitas. Entretanto, os políticos ressaltaram que o chefe do Executivo municipal aceitaria apoiar o nome do secretário de Articulação Política do Governo do Estado.

Sem aliança

Terceira colocada na disputa pela Prefeitura de Caucaia nas eleições de 2020, deputada Emília Pessoa (PSDB) é pré-candidata e descarta qualquer possibilidade de aliança com Valim ou com algum nome indicado pelo grupo governista. Atualmente, a parlamentar preside o diretório da legenda na cidade e é presidente do PSDB Mulher no Cear. “Não existe, de forma nenhuma, eu quero ser bem enfática: não existe nenhum tipo de possibilidade de aliança com o prefeito atual de Caucaia, Vitor Valim, nem muito menos com um candidato apontado por ele. Porque para mim isso vai representar uma submissão”, disse a tucana que foi secretária de Educação na atual gestão. A deputada ainda contou que tem conversado com outros partidos e pré-candidatos envolvidos na disputa, apesar de “discordar” de algumas pautas defendidas por esses políticos. “Alguns deles são meus amigos, com tranquilidade vou conversar com todos”, pontuou. “Caucaia tem virado, nesses últimos tempos, um cenário que atrai, que é sedutor para aquelas pessoas que vêm de fora e jogam um discurso atraente que muitas vezes é o que a gente gosta de ouvir: ‘vou resolver’, ‘vou chegar como salvador da pátria’, ‘vou resolver todos os problemas’. A gente sabe que todos esses projetos, como exemplo, foram de interesse pessoal”, enfatizou a parlamentar sobre o cenário com pré-candidaturas de políticos que não são da cidade.

Deuzinho Filho, Emília Pessoa e José Gerardo Arruda são pré-candidatos

Rompido com o prefeito Vitor Valim (PSB), o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, Deuzinho Filho (União Brasil), disse que está na fase de “coleta de ideias” para um plano de governo. O político ressaltou que no município há duas pré-candidaturas de direita, a dele e de Coronel Aginaldo (PL), marido da deputada federal, Carla Zambelli (PL-SP). “Eu o respeito (Aginaldo) e o quero muito bem, mas eu vou conversar com todos porque, para mim, maior do que qualquer ideologia, é Caucaia. Então, eu vou conversar com gente do centro, da esquerda e da direita para que a gente possa construir um projeto para a cidade”, disse o vice-prefeito que tem o apoio do presidente estadual da legenda, o ex-deputado federal, Capitão Wagner.

Alianças

Segundo Deuzinho, o PP – Partido Progressistas, que está na base de apoio do governador Elmano de Freitas (PT), vai aderir à sua pré-candidatura. “Já tenho dois partidos grandes que é o União Brasil e o PP. Estamos conversando com outros. Há uma pauta muito boa e uma probabilidade da gente compor com o PL, que também tem uma mesma linha, mas isso não impede da gente conversar com outros partidos”, acrescentou. O PP é presidido no estado pelo deputado federal AJ Albuquerque filho do deputado estadual e secretário de Cidades do Governo, Zezinho Albuquerque. O vice-prefeito afirmou “lamentar” que os possíveis nomes de pré-candidatos da base governista sejam de políticos que não vivem em Caucaia. “São pessoas que não moram na cidade, que não tem identidade com a cidade. Com todo respeito que tenho a elas, acho que Caucaia está com a probabilidade de eleger pessoas que estejam na cidade, que vivam na cidade”, ressaltou. Além de Deuzinho, Emília Pessoa, Coronel Aginaldo, o cenário que se desenha no município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ainda conta com as pré-candidaturas dos ex-prefeitos do município Naumi Amorim (PSD) e José Gerardo Arruda (PDT). Esse último se filiou ao PDT recentemente e foi lançado pelos dirigentes do partido como o nome que vai representar a sigla na eleição majoritária. Fonte: https://ootimista.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: