UPA DE CAUCAIA SERÁ INAUGURADA EM MARÇO

Só o Instituto Dr. José Frota (IJF), de 1o a 24 de janeiro, recebeu 6.848 pacientes. Para tentar aumentar a capacidade de atendimento de urgência e emergência, o Ceará espera pelo total funcionamento de 46 Unidades de Pronto Atendimento (UPA). As quatro localizadas em Fortaleza estão pré-moldadas, mas ainda sem condições de inauguração. A promessa do Governo do Estado é de que, até março, estas sejam inauguradas. Porém, o impacto nos corredores dos hospitais pode não ser sentido.
 
Em todo o Ceará, 12 UPAs estão com suas instalações prontas e uma já em funcionamento, em Maranguape. Para inauguração no primeiro semestre estão sendo esperadas mais três unidades na Região Metropolitana de Fortaleza e cinco no interior. Na Capital, a primeira UPA a receber pacientes será a da Praia do Futuro, com compromisso de inauguração antes do Carnaval. Canindezinho, Coaçu e Henrique Jorge também serão sedes de unidades.

O titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, pleiteou, nesta semana, junto ao Ministério da Saúde, a integração de 14 unidades das 32 já planejadas. A perspectiva, segundo ele, é conseguir a instalação de mais quatro. Destas, duas em Fortaleza. “Uma deverá funcionar próximo ao Castelão. O projeto das UPAs foi parte de um compromisso firmado para a Copa de 2014, mas estamos fazendo questão de inaugurar o quanto antes. A intenção é levar as unidades, principalmente, para microrregiões”, explicou.

Sobre a contratação de profissionais, que já foi polêmica, Arruda Bastos afirmou que a seleção será de responsabilidade municipal, exceto em Fortaleza. “Já há edital de seleção para contratação de 100 médicos, que deverão trabalhar na Capital”, garantiu o secretário.
 
Fonte: Blog de Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: