Em oito meses de gestão, a Prefeitura de Caucaia ampliou a cobertura de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) de 34% para 81%. Em janeiro deste ano, somente 34 equipes tinham médicos contratados. Hoje, a população conta com o atendimento de 74 equipes completas formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes de saúde.
Além de ampliar a cobertura de atendimento, a Prefeitura reativou alguns serviços que estavam parados, como o atendimento domiciliar. “Os doentes acamados com problemas de locomoção estavam sem atendimento. Agora eles recebem visitas regulares das equipes de atenção básica”, explicou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Vilalba Bezerra. “O serviço de saúde bucal também voltou a ser ofertado. As equipes até estavam formadas, mas faltavam os insumos”, acrescentou.
Para ampliar ainda mais a cobertura de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando, até o mês de outubro, a territorialização que vai possibilitar demarcar as áreas de atuação e possibilitar conhecer melhor cada área, oferecendo um serviço mais especializado. “Com a territorialização nós poderemos oferecer uma assistência de qualidade e mais eficaz. É a chance de levar nossas equipes a quem hoje está distante dos serviços”, explica o secretário de Saúde Moacir Soares.
Assessoria de Comunicação
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024