O prefeito Naumi Amorim deu seguimento à agenda de entrega de Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município e contemplou, nesta terça-feira (22/5), mais duas regiões com equipamentos reformados e ampliados: Iparana e Planalto Caucaia. As solenidades fazem parte de um calendário de entrega de dez unidades totalmente reformadas.
“Estamos fazendo nossa parte e sabemos que ainda temos o que melhorar. Mas já estamos muito contentes por entregar esses equipamentos reformados. Estamos fazendo o nosso dever, atendendo ao clamor de uma saúde melhor. São com essas ações concretas que queremos marcar nossa gestão”, disse o prefeito Naumi Amorim.
Pela manhã, a UBS Ernandes Pires de Sousa foi devolvida para a população de cara nova. As mudanças podem ser percebidas desde a entrada, onde agora há uma calçada. A recepção foi reordenada, a farmácia estruturada e climatizada, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) ganhou um espaço para suas atividades, a Sala de Vacina recebeu novos equipamentos e os consultórios receberam aparelhos de ar-condicionado. A unidade agora também conta com um jardim e um herbário.
A vice-prefeita Lívia Arruda acompanhou o evento e conheceu as novas instalações. “A gestão tem conseguido, dia após dia, com esforço e dedicação, mudar aquela realidade. É sempre bom vir fazer a prestação de contas e fazer a diferença na vida das pessoas. A saúde é prioridade e queremos que vocês saibam que tem alguém cuidando e olhando por vocês”, dirigiu-se ao público.
A UBS de Iparana, localizada na Rua Pintor João Figueiredo, atende cerca de 5 mil pessoas. Além do Nasf, atuam uma equipe de Estratégia Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal.
“A reforma e mudança do mobiliário são passos dados para se estabelecer um melhor atendimento, com ambiência acolhedora e digna à população. Nós, servidores, também necessitamos desse conforto para melhor atender as demandas e há muito tempo ansiávamos por melhorias”, declarou a terapeuta ocupacional Isabel Fonteles. Trabalhando no posto há 4 anos, ela discursou representando todos os funcionários.
A comunidade também reconhece a importância deste momento. A aposentada Maria Ceci Ferreira lembra bem a situação do posto antes das obras. “Melhorou muito com a reforma, ficou outra coisa e aumentou bastante as salas. Eu gostei muito mesmo”, elogiou.
Ao final da tarde, a comitiva acompanhou o prefeito na entrega da reforma da UBS Dr. Joaquim Braga, no bairro Planalto Caucaia, território que abrange uma população de aproximadamente 18 mil pessoas. O equipamento funciona em três turnos e dispõe de 4 equipes completas de ESF e 3 equipes de Saúde Bucal. Além disso, é campo de atuação de 4 médicos do Programa de Residência em Medicinal de Família e Comunidade.
“Vale lembrar que essa UBS foi avaliada recentemente e certificada pelo Selo Bronze do Governo do Estado. As quatro equipes passaram com altas notas”, destacou o secretário de Saúde, Moacir Soares.
A requalificação compreendeu a expansão de consultórios, a climatização dos espaços e a criação de uma nova sala de procedimentos para casos de intercorrências, entre outras melhorias.
“Além da acolhida melhor temos agora condições necessárias para conhecer melhor a comunidade e atender melhor as necessidades das pessoas. Quando organizamos o cenário, a gente pode oferecer um serviço de melhor qualidade. E para além da estrutura, temos que reconhecer o trabalho e a integração das equipes compreendendo que todos são importantes no processo” destaca a coordenadora do Distrito 1 de Saúde, Kerley Menezes.
A agenda de inaugurações tem continuidade na próxima sexta-feira (25/5), com a entrega das obras de reforma da UBS José Maria Matos, na localidade de Caraussanga.
Assessoria de Comunicação
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024