A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que zela sempre pelo bem-estar da população caucaiense, dá dicas que podem ajudar na prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya.
Marquezan Rocha, coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses fala sobre a importância de a população, também, ajudar na prevenção. “São atitudes e medidas simples que devem ser adotadas no dia a dia que farão a diferença. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo”, esclarece.
O que fazer:
- Evite água parada em pneus, latas e garrafas vazias;
-
Verifique se a caixa d’água está bem coberta;
-
Limpe as calhas;
-
Colocar areia nos pratos de plantas;
-
Evite entulhos no quintal;
-
Tampe os ralos e baixar a tampa dos vasos sanitários;
-
Troque a água dos animais de estimação são alguns dos cuidados que os moradores podem ter nas suas casas.
Ações da Prefeitura
O núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses intensificou o monitoramento de indicadores epidemiológicos, entomológicos e operacionais pode detectar precocemente a vulnerabilidade para ocorrência da dengue em determinados locais.
O último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti LIRAa, que é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito, realizado em Caucaia mostra que município se encontra, neste momento, em médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes, com um resultado de 1,6%, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%.
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024