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Caucaia registra mais de 3 milhões de atendimentos e procedimentos nos postos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou em 2019 mais de três milhões de atendimentos e procedimentos nos postos de saúde de Caucaia. Os dados são referentes ao período compreendido entre os meses de janeiro e novembro.

As 45 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) realizam 23 tipos de atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem, pré-natal, prevenção ginecológica, puericultura, visitas domiciliares, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite), aplicação de curativos, retirada de ponto, vacinas, aferição de pressão, teste de glicemia e marcação de exames.

“Fortalecemos a Atenção Primária fomentando a modernização das unidades, que estão sendo informatizadas e preparadas para simplificar a marcação de consultas e exames, além de passarem por reformas e estruturação de equipamentos e mobiliário”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Caucaia, Vilalba Carlos, o fortalecimento e a estruturação das Uaps, incluindo a qualificação dos profissionais, refletem no alto número de atendimentos e procedimentos. “Temos 81 equipes completas do Programa Saúde da Família. Elas são compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de endemias”, diz.

As reformas das Uaps contemplam itens como pintura, troca de fiação elétrica, iluminação, portas e grades, além da instalação de novos aparelhos e insumos para oferta de melhor atendimento aos usuários.

A SMS investiu massivamente em 2019 na capacitação dos profissionais que atuam nos postos, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, e agentes comunitários de saúde.

São, ao todo, 645 profissionais. “Focamos em metas mais desafiadoras e prioritárias verificando a realidade de cada território para resolver, por exemplo, problemáticas que apontem o aumento de algumas doenças”, revela Moacir Soares.

Para 2020, o secretário afirma ainda que mais qualificações serão promovidas. “Realizamos capacitações, sempre visando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais e, claro, o atendimento à população. Estamos melhorando o acesso do usuário à rede, oferecendo mais para quem precisa de mais”, finaliza o gestor municipal.

Fonte: Ascom – Caucaia

Zeudir Queiroz