Eleições 2024

“Caucaia registra 160 mil atendimentos nos postos de saúde no primeiro trimestre do ano”

Foto: Reprodução

Nosso município oferece uma ampla gama de serviços de saúde, disponíveis nos postos de saúde, que incluem atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional, além de cuidados específicos para hipertensão, diabetes, gestantes, e muito mais. Nos primeiros três meses de 2024, registramos mais de 160 mil atendimentos, quase o dobro do número do primeiro trimestre do ano passado.

“A Atenção Primária à Saúde (APS) é o nosso primeiro contato com os sistemas de saúde. Nossa gestão está focada em prevenir doenças, realizar diagnósticos eficientes e oferecer um atendimento acolhedor”, afirma Zózimo Medeiros, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia.

Para acessar esses serviços, basta procurar a unidade de saúde mais próxima, fazer um cadastro e iniciar o processo de atendimento com nossos profissionais. Em Caucaia, temos 38 postos de saúde abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e oito unidades com horário estendido, das 8h às 20h.

Nossas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), ou postos de saúde, contam com Equipes de Saúde da Família (ESF), Equipes Multiprofissionais de Atenção Primária à Saúde (EMAPS) e agentes comunitários de saúde.

Além disso, oferecemos serviços nos Núcleos de Crescimento e Desenvolvimento Infantil (NCDIs), criados em 2023. Esses núcleos são estratégias de cuidado para crianças de 0 a 4 anos que enfrentam atrasos no desenvolvimento infantil devido a condições de saúde como autismo, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, prematuridade extrema, entre outros.

Penha Vasconcelos, moradora do bairro Jurema, compartilha sua experiência com o atendimento na unidade local: “Sempre vou para minhas consultas de rotina e sou muito bem atendida por todos do posto. O atendimento sempre é nota dez e saio de lá maravilhada”.

Saiba mais sobre como estamos cuidando da sua saúde em Caucaia:

Os níveis de atenção ao paciente evoluem de acordo com a complexidade de cada quadro. Por exemplo, a Atenção Secundária é voltada para o atendimento urgente, como o hospitalar e ambulatorial, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Zeudir Queiroz