Caucaia intensifica vacinação de pessoas de zero a seis anos do Programa Criança Feliz

Para além da vacinação que acontece de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h, a coordenação de imunização também executa uma ação de imunização nas escolas municipais

Foto: Prefeitura de Caucaia

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), iniciou, nessa segunda-feira (29) a vacinação de crianças de zero a seis anos que sejam acompanhadas pelo Programa do Governo Federal, Criança Feliz.

Por intermédio de visitas domiciliares às famílias participantes, as equipes do Criança Feliz, da SDTS) fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.

Neste contexto, a Coordenação de imunização, da SMS, previamente, uniu-se a equipe e foi realizado um monitoramento de cartão vacinal das crianças. Em seguida, foi criado um cronograma de imunização em domicílio.

As crianças recebem, de acordo com calendário pré-estabelecido pela SMS, vacinas como: BCG, Hepatite A e B, Pentavalente, VIP (poliomielite), Rotavirus, Meningocócica C, Pneumocócica 10v, DTP, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela Hepatite, Covid, Meningocócica ACWY, HPV e Influenza (campanha).

Juliana Pereira, moradora do Garrote, enaltece a ação da Prefeitura. “Muitas vezes, temos muitos afazeres em casa e não dá tempo levar o filho até o posto. Então, é de suma importância que vocês venham até que são atendidas pelo programa e necessitam de mais atenção”, afirma. 

Para além da vacinação que acontece de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h, a coordenação de imunização também executa uma ação de imunização nas escolas municipais. 

Saiba mais

Os visitadores do Programa Criança Feliz foram capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias é rica e constante. Assim, novos campeões são criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

Objetivos do Programa

O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção

(Fonte: www.gov.br)

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: