O nutricionista é um profissional importante na implementação de ações de promoção, tratamento e reabilitação da saúde. Prezando sempre no bem-estar da população, a Prefeitura de Caucaia, através, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica e garante ações com a atuação desses profissionais nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município.
O principal objetivo do trabalho dos nutricionistas é garantir a segurança alimentar e nutricional dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, obesidade, desnutrição e com carências nutricionais específicas, atendidos nos postos de saúde da cidade, com a elaboração de dietas, acompanhamentos, avaliações e, sobretudo, no controle da reeducação alimentar.
Para ter acesso ao serviço com os nutricionistas, o paciente passa primeiro por um procedimento para aferição de peso, altura, pressão arterial e monitoramento do nível de glicose sanguínea. Logo em seguida, é organizado o perfil do paciente para que o atendimento seja feito por prioridades. Os médicos dos postos de saúde também podem solicitar acompanhamento nutricional para gestante e puérperas.
Os especialistas iniciam o atendimento com uma anamnese (entrevista feita pelo profissional na hora da consulta) para identificar as principais queixas, doenças já existentes, rotina alimentar e condições financeiras para aderir uma alimentação preventiva ou de tratamento. O paciente sai com um plano alimentar adaptado à sua realidade e necessidade e retorna à consulta com 30 dias para ver a adaptação ao plano alimentar e resultados. Além disso, esses profissionais realizam ações socioeducativas, como palestras e oficinas, sobre alimentação saudável, prevenção de doenças crônicas e promoção da saúde.
“Conseguir proporcionar a eles uma alimentação de qualidade, levando informações, é algo que gosto muito. Aprendo bastante com cada um deles. Me sinto muito feliz e honrada”, ressalta Nonata Viana, nutricionista da prefeitura de Caucaia, que atende cerca de 80 pacientes mensalmente.
Nos casos graves, o atendimento se dá uma vez por mês, além do acompanhamento de rotina. Quando não há gravidade, as consultas são a cada dois meses.
Flávio Chaves (28), assessor jurídico, que tem diabetes tipo 1 e é atendido na UPAS D. Cotinha, fala sobre o atendimento dos profissionais. “Desde o início, desde a primeira consulta com a endocrinologista, que me encaminhou para a nutricionista, eu recebo um atendimento excelente. O atendimento aconteceu sempre de forma célere e eu faço um acompanhamento de rotina. Eu posso afirmar que estou super satisfeito com todo o cuidado de todos os profissionais do posto”, afirma.
“Depois de iniciar a medicação e começar o plano alimentar elaborado pela nutricionista, que se encaixa na minha realidade, eu já percebo uma grande melhora, já não sinto mais a vista turva e o corpo cansado como antes. Os sintomas simplesmente sumiram”, comemora Flávio.
Fonte: Ascom Caucaia
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024