O prefeito de Pacatuba, Alexandre Alencar e a secretária da educação, Diva Medeiros, estiveram reunidos na última quarta-feira, 03 de abril, com uma comissão de professores do município, que compareceu a sede da prefeitura levando uma pauta com diversas reivindicações da classe.
Pela primeira vez em Pacatuba, um prefeito aceita se reunir com a classe de professores, promovendo um diálogo claro entre a administração e os servidores para que na medida do possível, as reivindicações fossem atendidas.
Presentes também a reunião o ouvidor do município, Álvaro Albuquerque, a secretaria da mulher, Jaira Alcântara, a procuradora do município Ravenna Fernandes Mesquita Lima, os vereadores Enio Medeiros, Chicão e Claudio e ainda Dr. Fernandes Neto, assessor jurídico, além de um representante do Sindicato Regional dos Servidores Públicos.
Na pauta, a comissão apresentou diversas questões e reivindicações, tais como:
A regularização dos pagamentos dos prestadores de serviços; convocação e chamada dos professores temporários, no qual foi explicado pela secretaria que os professores classificados no processo simplificado realizado pelo município e que foram de imediato convocados, já estão assinando os contratos. Os demais serão chamados de acordo com a demanda.
“Estar classificado no Processo Simplificado não implica em contratação imediata, vamos chamando de acordo com a necessidade do município”, comentou a professora Diva.
Outros pontos debatidos foram a questão do pagamento dos professores, a ampliação dos professores efetivos, o repasse dos empréstimos consignados, nomeação dos gestores escolares, ampliação dos professores em estágios probatórios e a criação de uma comissão para reformulação de cargos e carreiras do magistério.
Ainda segundo informações da secretaria Diva Medeiros, o balanço final da mesa de diálogo foi muito positivo tanto para administração quanto para a classe.
“Acredito que todas as questões foram elucidadas e houve um entendimento produtivo entre as partes. Ficou esclarecida principalmente a questão dos pagamentos, muito questionada e alvo de críticas. Detectamos e mostramos que alguns servidores tiveram problemas devido a não abertura de contas junto ao Banco do Brasil, o que sendo feito será automaticamente resolvido, as outras questões também foram amplamente dialogadas e acredito que todos atingiram o objetivo desta conversa, justificou a secretária.
Por fim, a secretaria parabenizou o prefeito Alexandre Alencar pela disponibilidade ao diálogo, pela transparência durante as discussões e pela escuta dos anseios da cada classe de trabalhadores.
Helany Cristina Holanda
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024