Elmano e Ciro aparecem empatados com 44% em pesquisa para o Governo do Ceará em 2026

Publicada em • Zeudir Queiroz
Foto: Reprodução

O governador Elmano de Freitas (PT) e o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) aparecem empatados na disputa pelo Governo do Ceará nas eleições de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (20) pelo instituto Real Time Big Data. No cenário estimulado de primeiro turno, os dois registram 44% das intenções de voto.

O levantamento também avaliou uma eventual disputa de segundo turno entre os dois nomes. Nesse cenário, Elmano aparece numericamente à frente, com 46%, enquanto Ciro registra 45%. A diferença de apenas um ponto percentual está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Além da corrida pelo Governo do Estado, o instituto pesquisou as intenções de voto para as duas vagas do Ceará no Senado Federal. Cid Gomes (PSB) aparece na liderança, seguido por Capitão Wagner (União Brasil) e Luizianne (Rede).

Elmano e Ciro têm 44% no primeiro turno

No principal cenário estimulado apresentado aos entrevistados, Elmano de Freitas e Ciro Gomes aparecem com exatamente o mesmo percentual: 44% das intenções de voto para governador.

Vera Lúcia (Novo) e Delegado Huggo (Missão) registram 1% cada. Outros candidatos também somam 1%.

Os votos brancos e nulos representam 4%, enquanto 5% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder.

Confira os números:

  • Elmano de Freitas (PT): 44%
  • Ciro Gomes (PSDB): 44%
  • Vera Lúcia (Novo): 1%
  • Delegado Huggo (Missão): 1%
  • Outros: 1%
  • Branco/Nulo: 4%
  • Não sabe/Não respondeu: 5%

Pesquisa espontânea mostra 46% de indecisos

O Real Time Big Data também realizou uma pesquisa espontânea, modalidade na qual os entrevistadores não apresentam previamente os nomes dos possíveis candidatos.

Nesse levantamento, Elmano de Freitas aparece com 23%, enquanto Ciro Gomes registra 20%.

Eduardo Girão (Novo) e Camilo Santana (PT) foram mencionados por 1% dos entrevistados cada. Outros nomes somaram 3%.

O destaque do levantamento espontâneo é o percentual de eleitores que ainda não indicam um candidato. 46% responderam que não sabem ou não quiseram responder.

Brancos e nulos representam outros 6%.

Elmano tem 46% e Ciro 45% em eventual segundo turno

A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Elmano de Freitas e Ciro Gomes.

Nesse cenário, o atual governador registra 46% das intenções de voto, contra 45% de Ciro Gomes.

Como a diferença é de apenas um ponto percentual e a margem de erro do levantamento é de dois pontos, os dois permanecem tecnicamente empatados.

Brancos e nulos representam 5%, enquanto 4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Ciro e Elmano também lideram índice de rejeição

O instituto perguntou ainda em quais possíveis candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Nessa pergunta, era possível mencionar mais de um nome.

Ciro Gomes registra 42% de rejeição, seguido de perto por Elmano de Freitas, com 41%.

Na sequência aparecem Delegado Huggo, com 25%; Vera Lúcia, com 24%; Zé Batista (PSTU), com 23%; Danilo Soares (Democrata), com 20%; e Serley Leal (UP), com 19%.

Outros 2% disseram que poderiam votar em todos os nomes apresentados, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

Cid Gomes lidera pesquisa para o Senado no Ceará

O levantamento do Real Time Big Data também avaliou a disputa pelas duas vagas do Ceará no Senado Federal nas eleições de 2026.

No resultado consolidado, Cid Gomes (PSB) aparece com 27%, ocupando a primeira posição.

Capitão Wagner (União Brasil) e Luizianne (Rede) aparecem empatados numericamente na sequência, ambos com 21%.

Alcides Fernandes (PL) registra 14%, enquanto Guilherme Theofilo (Novo) aparece com 5%.

Catarina Matos (UP) e Reginaldo (PSTU) aparecem com 0%. Brancos e nulos representam 5%, enquanto 7% não sabem ou não responderam.

Confira os números para o Senado

  • Cid Gomes (PSB): 27%
  • Capitão Wagner (União Brasil): 21%
  • Luizianne (Rede): 21%
  • Alcides Fernandes (PL): 14%
  • Guilherme Theofilo (Novo): 5%
  • Catarina Matos (UP): 0%
  • Reginaldo (PSTU): 0%
  • Branco/Nulo: 5%
  • Não sabe/Não respondeu: 7%

Como o Ceará terá duas vagas para o Senado em disputa em 2026, cada entrevistado pôde escolher dois nomes. Segundo a metodologia apresentada, o instituto consolidou as respostas e reduziu o resultado para uma base de 100%.

Pesquisa ouviu 1.600 eleitores

O levantamento do Real Time Big Data ouviu 1.600 pessoas entre os dias 15 e 19 de agosto de 2026.

A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto e possui nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-08223/2026.

Pesquisas eleitorais representam um retrato das intenções de voto no período em que as entrevistas são realizadas. Os resultados podem sofrer alterações ao longo da campanha conforme o cenário político, a definição das candidaturas e a decisão dos eleitores. – Com informações do Gazeta do Povo
Zeudir Queiroz