Lula e Zelenski devem se encontrar nesta semana em Nova York

O Palácio do Planalto anunciou a reunião, que será a primeira presencial entre Lula e o líder ucraniano que está em guerra com a Rússia.

Foto: Reprodução
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, em Nova York, nos Estados Unidos da América (EUA), na próxima quarta-feira (20). O Palácio do Planalto anunciou a reunião, que será a primeira presencial entre Lula e o líder ucraniano que está em guerra com a Rússia.
Lula, atualmente em seu terceiro mandato como presidente do Brasil, tem defendido uma busca por um fim para o conflito na Ucrânia, mediado por países neutros. Essa abordagem contrasta com a postura de países europeus e dos Estados Unidos, que têm apoiado a Ucrânia militarmente durante o conflito. Lula enfatiza que é imperativo encerrar as hostilidades para iniciar discussões de paz entre as duas nações.
A crise na Ucrânia teve início em fevereiro de 2022, quando a Rússia alegou que o país estava sendo usado como uma ameaça aos interesses russos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10 mil civis já perderam suas vidas no conflito, além de milhares de militares de ambos os lados. Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas se tornaram refugiadas devido à violência.
Além do encontro com Zelenski, Lula tem na agenda reuniões com outras autoridades durante sua estadia em Nova York, incluindo o presidente da Suíça, Alain Berset, e o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown. Nesta terça-feira (19), Lula fará a abertura da Assembleia Geral da ONU, onde abordará a necessidade de reforma do sistema de governança global, com um apelo para a ampliação do número de membros permanentes no Conselho de Segurança da ONU, uma demanda histórica do Brasil. Além disso, na quarta-feira, o presidente brasileiro participará de uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o lançamento de uma iniciativa global voltada para a promoção do trabalho decente. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: