Eleições 2024

Sucessão em Juazeiro do Norte: Raimundão tem a maioria absoluta

O atual prefeito da terra do Padre Cícero não se reelegeria se a eleição fosse realizada hoje, diz o Ibope no seu relatório


O deputado federal Raimundo Macêdo (Raimundão), candidato do PMDB à Prefeitura de Juazeiro do Norte, hoje seria o escolhido para administrar aquele Município, a partir de janeiro do próximo ano, segundo os números apresentados pela pesquisa do Ibope, contratada pela TV Verdes Mares. Raimundão, segundo o relatório da enquete, tem a maioria absoluta da preferência do eleitorado da terra do Padre Cícero.

A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral, foi realizada entre os dias 13 e 15 de agosto e ouviu 504 eleitores com a finalidade de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos, com eleitores de 16 anos ou mais, tendo como modelo de amostragem o de conglomerado em dois estágios.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Foram pessoais as entrevistas com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público.

Números

São três os candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte: Francisco Demontieux Fernandes (PSOL), Manoel Raimundo de Santana Neto (PT) e Raimundo Antônio de Macêdo (PMDB). Parta a pergunta se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem esses (o Ibope apresenta a relação dos candidatos), Francisco Demontieux, registrado como Demontieux do Jornal, conseguiu 7% da preferência do eleitorado. Dr. Santana, como está registrado o candidato Manoel Santana, atual prefeito de Juazeiro, conseguiu 16% das preferências. Já o candidato Raimundo Macêdo, deputado federal registrado como Raimundão somou 63% das intenções de voto.

Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador só pergunta em que o eleitor votaria para prefeito se as eleições fossem hoje, Demontieu obteve 2%, Dr. Santana 14% e Raimundão 53%. Para este quisito, 24% dos eleitores disseram não saber ou não responderam e 6% deixaram optaram pelo nulo ou branco.

O atual prefeito é mais rejeitado dos candidatos. Segundo o Ibope, 58% do eleitorado não votaria nele de jeito nenhum. O segundo mais rejeitado é Demontieux com 25%, ficando Raimundão com a menor rejeição ou seja 15%.

Avaliação do prefeito da cidade

O eleitorado de Juazeiro do Norte reprova a administração do atual prefeito Manoel Santana. Segundo os dados do Ibope, 28% dos entrevistados acham a administração péssima, 13% consideram-na ruim, 36% a classificam de regular, 17% de boa e apenas 3% de ótima. Apenas 3% disseram não saber ou não responderam a essa indagação feita pelos pesquisadores.

A uma outra pergunta sobre se o eleitor aprova ou desaprova a forma como o prefeito Dr. Santana vem administrando a cidade de Juazeiro do Norte, 38% dos eleitores disseram aprovar e 56% desaprovam. Apenas 7% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam.

O Ibope ouviu 276 eleitores do sexo feminino e 228 do sexo masculino e os dividiu em dois em conglomerados com dois estágios. No primeiro estágio foram selecionados is conglomerados setores censitários, com Probabilidade Proporcional ao Tamanho sistemático. A medida do tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas variáveis.

Em Juazeiro do Norte, como tem sido em outros municípios pesquisados, o principal problema da população é na área da saúde. 56% dos eleitores apontam para esse setor. Para chegar aos resultados apontados, o Ibope apresenta uma lista “de áreas onde as pessoas vem enfrentando problemas de maior ou menor gravidade” e indaga: “por favor diga qual é a área em que, na sua opinião, a população de Juazeiro do Norte está enfrentando os maiores problemas. O entrevistado pode apresentar até três ítens.

Menor

Depois da saúde, em gráu bem menor, a preocupação do juazeirense é com a falta de rede de esgoto na cidade, 10%, ficando a segurança pública com apenas 8% e a educação com 4%. O governador Cid Gomes e a presidente Dilma Rousseff são muito bem avaliados pelo eleitorado da cidade de Juazeiro do Norte.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz