Eleições 2024

Novos prefeitos da Região Metropolitana optam pela tarde para posse

Seguindo a tendência do prefeito eleito em Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), os prefeitos que conseguiram se eleger na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) tomarão posse de seus cargos nesta terça-feira, em sua maioria, no turno da tarde (ver quadro). Com exceção do município de Eusébio, onde a posse ocorrerá às 10 horas, as cidades da RMF deverão ver seus gestores empossados entre 16 e 18 horas.

 

Nas eleições de outubro, o PSB conseguiu eleger cinco prefeitos dentre os dez principais municípios da RMF. Nas cidades de Eusébio e Aquiraz, no litoral leste do Ceará, venceram, respectivamente, o médico José Arimatéa Lima Barros Júnior (PSB), de 29 anos, com 56,19% dos votos, e o empresário Antônio Fernando Freitas Guimarães (PSB), de 67 anos, – derrotado em 2008 – com 73,49% dos sufrágios. Júnior contou com o apoio do atual prefeito eusebiense, Acilon Gonçalves (PSB).

 

O tabelião Cláudio Pinho (PSB), por sua vez, venceu as eleições em São Gonçalo do Amarante – município que abrange o distrito de Pecém -, derrotando o ex-prefeito da cidade, Silva Neto (PR), que faz parte do grupo político do ex-governador Lúcio Alcântara (PR). No município de Maranguape, o vencedor foi o vereador Átila Câmara (PSB), filho do ex-prefeito da cidade, Pedro Câmara (PSB). Átila faz oposição ao atual prefeito, George Valentim (PCdoB). Em Pacatuba, outro prefeito eleito pelo PSB: o também tabelião, Alexandre Alencar.

 

Outros municípios

Com a promessa de dar sequência ao modelo de governo implantado pelo prefeito Roberto Pessoa (PR), um dos maiores desafetos políticos do governador Cid Gomes (PSB) no Ceará, Firmo Camurça (PR) foi eleito prefeito de Maracanaú com larga vantagem. Ele, que já havia sido chefe de gabinete de Pessoa, obteve 73% dos votos e derrotou o ex-prefeito da cidade, Júlio César (PSD). Em Caucaia, o atual prefeito, Washington Gois (PRB), conseguiu se reeleger e venceu a “batalha” travada com a candidata do PMDB, Inês Arruda, que terminou na segunda colocação.

 

Os eleitores de Pacajus – município que viveu momentos de instabilidade política no último mandato por ter tido seu prefeito afastado por desvio de recursos públicos – decidiram renovar o Executivo Municipal e elegeram Marcos Paixão (PT) para prefeito, que contou com o apoio do deputado federal José Guimarães (PT).

 

No vizinho município de Horizonte, o atual prefeito Nezinho (PSDB) se reelegeu, mesmo depois de impasses na Justiça. Tanto ele como o seu adversário, Rochinha (PTB), tiveram seus registros de candidatura indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em setembro. Já em Cascavel, a vencedora na disputa pela Prefeitura foi Ivonete Queiroz, eleita pelo PHS.

 

Quando


ENTENDA A NOTÍCIA

 

A posse de todos os prefeitos brasileiros acontecerá na próxima terça-feira, dia 1º de janeiro. A definição do horário fica a critério de cada cerimonial, prevalecendo, no caso da Região Metropolitana de Fortaleza, a preferência pelo período vespertino.

 

Programação

 

Maracanaú

Firmo Camurça (PR). Às 16 horas, no pátio externo da Câmara Municipal.

 

Caucaia

Washington Góis (foto)- PRB. Às 17 horas, na Câmara Municipal.

 

Eusébio

Júnior do Acilon (PSB). Às 10 horas, na Escola Profissionalizante do Município.

 

Aquiraz

Fernando Guimarães (PSB). Às 16 horas, na Câmara Municipal.

São Gonçalo do Amarante

Cláudio Pinho (PSB). Às 16 horas, na Câmara Municipal.

 

Pacajus

Marcos Paixão (PT). Às 17 horas, no Ginásio Augusto Araripe.

 

Horizonte

Nezinho (PSDB). Às 18 horas, no Estádio Domingão.

 

Maranguape

Átila Câmara (PSB). Às 18 horas, na Praça da Liberdade.

 

Pacatuba

Alexandre Alencar (PSB). Às 17 horas, no Colégio Joana Vasconcelos.

 

Cascavel

Ivonete Queiroz (PHS). Às 10 horas, na Câmara Municipal.

Fonte: O Povo

 

Zeudir Queiroz