A Justiça Eleitoral determinou nesta quinta-feira (4) a cassação do registro dos candidatos a prefeito e vice-prefeito do município de Reriutaba, Galeno Taumaturgo Lopes, e José Sólon de Andrade, respectivamente, por abuso de poder político. Também foi decretado o pagamento de multa e a inelegibilidade por oito anos dos candidatos e do atual prefeito Osvaldo Honório Lemos Junior.
De acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE), foi comprovado que Osvaldo Honório utilizou veículos destinados ao transporte de alunos e servidores municipais para promover atos de campanha, como reuniões e carreatas.
Além disso, também foi afixado adesivos em veículos a serviço do poder público municipal para realizar propaganda eleitoral dos candidatos.
O juiz eleitoral da 79ª Zona de Reriutaba, André Teixeira Gurgel, responsável pelo caso, condenou Osvaldo Honório e Galeno Taumaturgo ao pagamento de multa no valor de R$ 30 mil e R$ 15 mil para José Sólon.
Segundo o MP, a decisão ainda cabe recurso. A redação web do Diário do Nordeste tentou entrar em contanto com a Prefeitura de Reriutaba, mas não foi atendida.
Do Diário do Nordeste
- Operação Strike já soma 45 presos por ataques a provedores de internet no Ceará - 4 de abril de 2025
- Caucaia reforça operação contra pontos de lixo - 3 de abril de 2025
- Empresa Vitória completa quase 70 anos com reconhecimento nacional - 3 de abril de 2025