Com prisão de Carlomano Marques, Rafael Marques assume a prefeitura de Pacatuba nesta quarta-feira (19)

Atual gestor e oito secretários foram alvos de uma operação deflagrada pela Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap)

Foto: Reprodução/Instagram Rafael Marques
O vice-prefeito de Pacatuba e sobrinho do atual prefeito, Rafael Marques (MDB), será empossado no comando da cidade provisoriamente nesta quarta-feira (19). A troca de gestão acontece após a determinação de prisão e afastamento do chefe do Executivo Municipal, Carlomano Marques (MDB), por 180 dias. O atual gestor e oito secretários foram alvos de uma operação deflagrada pela Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público do Ceará, nesta terça-feira (18). Rafael Marques tem 44 anos e é formado em Administração de Empresas. Ele foi eleito para o primeiro cargo eletivo em 2020, como vice-prefeito de Pacatuba na chapa de Carlomano. Anteriormente, exerceu a função chefe de gabinete de Carlomano entre 2016 e 2020.

Prisão de Carlomano Marques

De acordo com a denúncia, um suposto esquema criminoso atuava na contratação de empresas de forma irregular para prestação de serviço na cidade. O Poder Judiciário determinou também o imediato encerramento dos contratos da Prefeitura com as pessoas físicas e jurídicas investigadas. Durante a operação, ainda foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão nos municípios de Pacatuba, Caucaia, Fortaleza, Horizonte e Iguatu, sendo apreendidos cerca de R$ 400 mil durante o cumprimento dos mandados. A investigação apura a prática de crimes contra a administração pública e licitatórios no âmbito da Prefeitura Municipal de Pacatuba, especialmente nos anos de 2021 e 2022. Segundo a Procap, diversas unidades gestoras/secretarias faziam uso sistemático de dispensas de licitação, mediante a contratação de fornecedores, incluindo pessoas físicas, com indicativo de ausência de capacidade operacional, visando a execução de uma multiplicidade de atividades, com despesas estimadas em R$ 19 milhões.

Prefeito passa mal

No momento em que foi abordado em sua residência pelos policiais e promotores, Carlomano Marques passou mal e deu entrada em um hospital particular de Fortaleza, sob escolta policial. Segundo a defesa do ex-deputado estadual, Marques é cardíaco e possui comorbidades.

“Adianto que expusemos aos Representantes do Ministério Público que estavam a cumprir a ordem judicial que o prefeito Carlomano Marques, que é septuagenário, precisava ser hospitalizado por reunir algumas comorbidades sensíveis que repercutem em sua saúde como, hipertensão, sequelado de avc, portador de insuficiência cardíaca grave e miocardiopatia isquêmica, no que os senhores Promotores de Justiça, prudente e responsavelmente aquiesceram. Desta forma o Prefeito Carlomano já se encontra internado numa unidade hospitalar à disposicao das autoridades, pois sequer reunia cenário favorável a prestar depoimento”, diz a nota.

Carlomano Marques

Carlomano Gomes Marques é médico, formado pela Universidade Federal do Ceará com especialidade em cirurgia geral e torácica. Foi professor pré-universitário da disciplina de Matemática e Coordenador de Benefícios do INSS. Carlomano começou sua carreira política como vereador de Fortaleza, em 1988. Depois se candidatou e foi eleito a deputado estadual do Ceará, por sete mandatos consecutivos. Em 2016, foi candidato a prefeito de Pacatuba pela primeira vez, sendo eleito, e em seguida, reeleito em 2020, na chapa com o vice-prefeito Rafael Marques. Sua primeira eleição como deputado estadual foi pelo PDS e, em 1994, reelegeu-se pelo PPR. Em 1998 foi novamente eleito, já pelo PMDB. Depois de filiar-se ao PTB, Carlomano retoma ao PMDB, partido pelo qual reelegeu-se para a próxima legislatura. Quando vereador de Fortaleza foi vice-presidente da Câmara Municipal. Na Assembleia Legislativa integrou as seguintes comissões: Comissão de Ciência e Tecnologia, Comissão de Fiscalização e Controle, Comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviço (Presidente) e Comissão de Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Interior.

Já presidiu as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento do semiárido e de Indústria e Comércio. Foi 3° Secretário da Mesa Diretora no período de 1999 a 2000. Dentre seus principais projetos de lei está o que autoriza o Governo do Estado a subsidiar energia elétrica para os pequenos agricultores do Ceará.

Atualmente prefeito do município de Pacatuba, o político foi eleito com 11.999 votos, pela coligação PMDB/PSL/PSC/DEM/PHS/PSDB/PT DO B e SD, para o mandato de 2017 – 2020. Natural de Iguatu, nasceu no dia 19 de fevereiro de 1954, sendo filho de Francisco das Chagas de Souza e Ana da Silva Gomes, é divorciado. Antes de iniciar a carreira política foi professor de matemática, em quase todos os cursinhos de Fortaleza. Ao concluir o curso de Medicina, fez residência em cirurgia geral no Hospital Geral de Fortaleza e cirurgião no IJF. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: