Audiência pública em Pacatuba debate preços das passagens intermunicipais

No início da semana, o prefeito Alexandre Alencar esteve presente a sessão itinerante realizada pela Câmara Municipal de Pacatuba, que debateu o valor cobrado pela empresa Fretcar nas passagens do trajeto que liga Pacatuba à Fortaleza.
Além do prefeito Alexandre, foram convidados vereadores da cidade vizinha , Guaiúba, representantes do DETRAN, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará- ARCE e população local.
A audiência aconteceu no Terminal Rodoviário de Pacatuba. Segundo informou o presidente da Câmara, Edileno Matos, a empresa FRETCAR também foi convidada a participar da sessão, no entanto, não houve o comparecimento de nenhum representante.
Diversos oradores fizeram o uso da palavra. O prefeito Alexandre defendeu a redução dos valores cobrados, baseado na divisão referencial  que consta no site do DETRAN, onde o município aparece no ‘Anel Viário 3’. Observando este detalhe, o prefeito afirmou que o preço cobrado pela empresa é exorbitante em comparação a distância percorrida.
“O valor cobrado entre Pacatuba e Fortaleza é o mesmo valor cobrado do município de Redenção à Fortaleza, sendo que Redenção fica  35 Km depois de Pacatuba, e pertence, pela divisão do DETRAN, ao Anel Viário 5, eu não compreendo o porquê dos valores serem os mesmos. Gostaria de entender qual o critério e defendo a redução do preço cobrado de R$ 5,95 para R$ 3,90, é o mais justo. A empresa Fretcar é a maior beneficiária, usa nossa malha viária, não paga nenhum tributo ao município e ainda assim nos cobra um valor exorbitante. Sou solidário aos trabalhadores, estudantes e toda população que necessita  diariamente fazer uso do transporte público. Estou com vocês nessa luta, vamos aonde precisar ir, pois meu compromisso é somente com o povo pacatubano”, discursou o prefeito.
Além do prefeito,  defenderam por meio de intenso debate a redução das tarifas de ônibus todos os vereadores da Câmara Municipal de Pacatuba e Guaiuba, e ao final da sessão cobraram do DETRAN e da ARCE, tomada de medidas urgentes que resolva efetivamente a situação, já que a população dos dois municípios está sendo prejudicada e espera uma imediata solução.
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: