PESQUISA APONTA QUE BRASILEIRO NÃO ACEITA NOVO IMPOSTO PARA SAÚDE


A maioria da população rejeita a criação de novos impostos para melhorar a Saúde no Brasil. Segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta quinta-feira (12), 96% dos entrevistados não querem um novo imposto para a área, apesar de 95% acreditarem que o setor precisa de investimentos e 61% reprovarem o sistema público de saúde.
As informações são da pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira: Saúde Pública” e mostra ainda que para os entrevistados a saúde tem recursos, mas precisa melhorar a gestão. Para 82% dos entrevistados, o governo deve acabar com a corrupção para obter mais recursos para a área. Outra solução, apontada por 53% das pessoas, é a redução de desperdícios. Somente 18% da população acredita que seja necessário transferir recursos de outras áreas para o setor.
De acordo com 63% dos entrevistados, a gestão poderia melhorar se fosse transferida para a iniciativa privada. A demora no atendimento foi apontada por 55% como o principal problema da rede pública. Para 57%, o serviço poderia ser melhorado com a contratação de mais médicos.
Para melhorar a situação, 57% dos entrevistados dizem que é preciso aumentar o número de médicos. Outros 54% afirmam que o governo deve equipar melhor os hospitais públicos e os postos de saúde. A terceira ação, assinalada por 30% dos brasileiros, é o aumento de salário para os médicos.
* Na pesquisa, foram ouvidas 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 20 de setembro.

Fonte: Ceará Agora
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: