Brasília. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem a criação de dois novos partidos – o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Solidariedade, abrindo assim uma janela para dezenas de parlamentares que pretendam disputar as eleições do próximo ano por uma nova legenda. Após duas semanas interrompido por dois pedidos de vista, o processo de criação do PROS recebeu o voto favorável da relatora, ministra Laurita Vaz, que foi acompanhada por outros quatro ministros.
O ministro Dias Toffoli deu o quinto voto favorável à fundação do PROS. A sigla deve receber a adesão de vários políticos FOTO: DIVULGAÇÃO
A ministra Luciana Lóssio propôs que fosse feita uma diligência para recontar os apoios dados à criação da legenda, assim como o ministro Henrique Neves, que havia se pronunciado favoravelmente à criação da legenda, e reviu seu voto propondo outra revisão. No fim, no entanto, o voto do ministro Dias Toffoli foi o quinto favorável à fundação do que se tornou o 31º partido brasileiro.
Já o partido Solidariedade foi aprovado por quatro votos a três. Ele é liderado pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SP), que estava no PDT.
PMDB
O PMDB decidiu que só a Executiva nacional do partido poderá autorizar a migração para outra legenda de qualquer ocupante de cargo eletivo. A ideia é evitar uma sangria no partido diante do assédio de outras siglas às vésperas do fim do prazo de filiação, no dia 5 de outubro.
Fonte: Diário do Nordeste
- Ex-gerente de cafeteria contesta versão de padre Fábio de Melo após polêmica com doce de leite - 20 de maio de 2025
- Prefeitura de Caucaia e UFC discutem projeto de revitalização sustentável da Lagoa do Cauípe - 20 de maio de 2025
- Caucaia se prepara para inaugurar Ponto de Inclusão Eleitoral na Jurema - 20 de maio de 2025