Eleições 2024

Tragédia em Alagoas: acidente com ônibus deixa 18 mortos e 28 feridos

Foto: Arquivo/Agência Alagoas

Um grave acidente envolvendo um ônibus que transportava moradores da Serra da Barriga, em Alagoas, resultou na morte de 18 pessoas e deixou outras 28 feridas. O veículo capotou e caiu em uma ribanceira na tarde deste domingo (24), enquanto seguia em direção ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado em União dos Palmares.

Detalhes do Acidente

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 16 vítimas tiveram morte declarada no local. Uma gestante foi levada ao Hospital Regional da Mata, mas não resistiu. Na manhã desta segunda-feira (25), o número de vítimas fatais foi atualizado após o falecimento de uma criança de 4 anos, internada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Luto Oficial

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, decretou luto oficial de três dias e expressou pesar pela tragédia. “Recebi com extrema tristeza a notícia do acidente que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas. Determinei a total mobilização do estado para o atendimento às vítimas”, declarou.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e serviços de saúde foram mobilizadas para prestar socorro às vítimas, que estão sendo atendidas em hospitais de Maceió e União dos Palmares.

Impacto na Comunidade

A Secretaria de Educação de Alagoas suspendeu as aulas das escolas estaduais em União dos Palmares nesta segunda-feira (25). Atividades na 7ª Gerência Especial de Educação também foram interrompidas em solidariedade às vítimas e suas famílias.

Investigação e Perícia

A Polícia Civil de Alagoas abriu inquérito para apurar as causas do acidente. A Delegacia Regional de União dos Palmares está liderando as investigações sob o comando do delegado Guilherme Iusten. O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e o delegado-geral, Gustavo Xavier, solicitaram prioridade no caso.

A Polícia Científica montou uma força-tarefa para identificar e liberar os corpos das vítimas. Peritos do Instituto de Criminalística realizaram levantamentos no local, e os corpos estão sendo encaminhados ao Instituto Médico-Legal Estácio de Lima, em Maceió, para exames cadavéricos e identificação oficial. Três viaturas foram disponibilizadas para o transporte dos corpos.

Possíveis Causas

Os peritos criminais investigam as causas do acidente, e o laudo pericial será determinante para apontar possíveis falhas mecânicas, humanas ou estruturais que possam ter contribuído para a tragédia.

Este acidente ressalta a necessidade de maior fiscalização e manutenção rigorosa de veículos de transporte coletivo, especialmente em regiões com trechos rodoviários desafiadores e de alto risco.

 

Com informações da Agência Brasil

Zeudir Queiroz