- Vereadores Eleitos em Fortaleza nas Eleições 2024 - 7 de outubro de 2024
- Eleições 2024 em Caucaia: Naumi Amorim lidera e Catanho avança ao segundo turno com virada no último momento - 6 de outubro de 2024
- Vereadores Eleitos em Caucaia nas Eleições 2024: Confira os Resultados - 6 de outubro de 2024
Um mini-tornado chamou atenção da população de Mossoró na tarde deste sábado, 02. Antes de começar a chuva algumas pessoas registraram vídeos do fenômeno passando pela cidade. Com o início da chuva, uma tempestade causou destruição em vários pontos. Um dos locais mais afetados foi o restaurante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que teve o teto desabado.
Como a Faculdade não funciona nos finais de semana, não havia ninguém no local e não houve feridos. Até o momento da redação desta, a direção da universidade ainda não havia se pronunciado sobre o acontecido. O que sabemos é que o Corpo de Bombeiros fez o isolamento da área.
De acordo com Isaías Júnior, fundador da página Climatologia Geográfica no Facebook, uma das maiores e mais experientes no assunto do mundo, o fenômeno que ocorreu em Mossoró é conhecido por tornado de não super-célula (landspout). Embora a população e outros meios tivessem divulgado que se tratava de um redemoinho, ele afirma que há uma simples diferença: “O redemoinho acontece quando o céu está limpo”.
Segundo Euricio Santana a cidade foi tomada pelo temporal, telhados voaram, uma árvore caiu no bairro Alto de São Miguel, motoristas tiveram problemas no trânsito devido aos vários pontos de alagamentos da cidade.
As imagens mostram os destroços e no vídeo é possível ver o momento em que o teto do restaurante da UFERSA cai, logo após uma explosão causada pelo pequeno redemoinho.
Redação Jornal dos Municípios.
Fotos:
Vídeo:
Maravilhoso porém assustador! !
Se vcs prestarem atenção tem mais de um míni tornado!
A palavra de Deus se cumprindo.
Revisão ortográfica antes da publicação seria uma boa… “Fundado da página”? No mais, parece que chegou a nossa vez(Brasil) de passar pelos desastres naturais mais assustadores… Cada vez mais frequentes estes “mini tornados”!
Obrigado Rafael, corrigi aqui, redigi a matéria pela madrugada. Percebi que os jornais não tinham dado tanta importância ao acontecimento, ou então deixaram para divulgar apenas na semana.
Isso não é um tornado. É um redemoinho. Pois o primeiro é formado a partir de uma nuvem (funil) o segundo pode ser formado no solo, como é visto nas imagens.
Amélia, deixe de palavra de efeito, nada é por acaso, o acaso não existe, creia em Deus.
Esse tal fundador da página é um meteorologista? Se não for sua fonte como jornalista está errada.