
Entre os 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos que desembarcaram na manhã desta sexta-feira (28) no Aeroporto Internacional de Fortaleza, quatro foram presos pela Polícia Federal (PF) por pendências com a Justiça brasileira. A aeronave pousou por volta das 9h30, sendo este o quinto voo com deportados em 2025, durante o governo do presidente norte-americano Donald Trump.
Segundo o gerente de projetos do Ministério dos Direitos Humanos, Paulo Victor Resende, os quatro detidos foram retirados do avião antes do desembarque geral. Entre os deportados, há ainda sete crianças e adolescentes.
A maior parte dos repatriados seguirá viagem para Minas Gerais, com destino final no Aeroporto de Confins, enquanto outros permanecerão na capital cearense ou viajarão por conta própria a seus estados de origem. Para os que precisam de acolhimento, o Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com o Governo do Ceará, está oferecendo apoio e assistência social.
A ação de recepção foi coordenada por uma força-tarefa que inclui equipes dos ministérios da Justiça, Direitos Humanos, Defesa, Relações Exteriores e Desenvolvimento Social, além da Defensoria Pública da União (DPU) e secretarias estaduais do Ceará.
O aumento no número de deportações tem sido uma das marcas da nova gestão Trump. Mais de 500 brasileiros já foram repatriados pelos EUA em 2025, sendo quatro voos só para Fortaleza. Uma das operações anteriores causou polêmica após denúncias de uso de algemas nos deportados, o que levou o Itamaraty a solicitar esclarecimentos oficiais ao governo norte-americano.
- Roque, ex-assistente de Silvio Santos, enfrenta problemas de saúde aos 87 anos - 1 de abril de 2025
- Prefeito anuncia reforço na operação Caucaia Limpa a partir de quinta-feira - 31 de março de 2025
- Petrobras reduz preço do diesel em 4,6% a partir de abril - 31 de março de 2025