
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta sexta-feira (25/4) no velório do Papa Francisco, realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Lula viajou a Roma, na Itália, para participar das cerimônias fúnebres, incluindo o funeral marcado para a manhã deste sábado (26/4).
Acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva, ministros e outras autoridades brasileiras, Lula prestou homenagem ao pontífice, cujo corpo está exposto aos fiéis em um caixão aberto. Durante a visita, estavam ao lado do presidente a ex-presidente da República e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Mauro Vieira (Relações Internacionais), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o assessor especial da Presidência, embaixador Celso Amorim.
“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao Papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre. Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu Lula em suas redes sociais.
Comitiva brasileira chega a Roma
Lula desembarcou em Roma por volta das 13h10 no horário local (8h10 no horário de Brasília). A comitiva inclui 18 pessoas, entre chefes dos Três Poderes, ministros e parlamentares.
O velório do Papa Francisco ocorre na Basílica de São Pedro, que também sediará a missa exequial amanhã, às 10h (5h em Brasília). Após a missa, o corpo do pontífice será levado em procissão para a Basílica de Santa Maria Maior, fora do Vaticano, onde ele escolheu ser enterrado.
- Prefeito de Potiretama é cassado por abuso de poder político nas eleições de 2024 - 26 de abril de 2025
- Arce multa Enel Ceará em R$ 28,7 milhões por demora no atendimento a consumidores - 26 de abril de 2025
- Jovem preso por incendiar corpo em velório morre em Fortaleza; polícia investiga morte suspeita - 25 de abril de 2025