Os policiais civis e militares prenderam na tarde desta sexta-feira (29) o assaltante Adão José de Sousa, de 40 anos, acusado de participação nos estupros e espancamentos das adolescentes I.C.M.S, de 16 anos, J.L.S., de 15 anos, D.R.F, de 17 anos e R.N.S.R, de 17 anos, em Castelo do Piauí, a 184 quilômetros de Teresina, junto com quatro adolescentes.
O Secretário de Segurança Pública do Piauí, major Fábio Abreu, disse que a prisão foi feita no município de Campo Maior (82 km da capital, na localidade Alto do Meio, povoado a dois quilômetros de Campo Maior, quando estava sendo transportado por um mototáxi, depois de fugir de Castelo do Piauí caminhando pela linha férrea.
“Agora todos os estupradores estão presos. Os crimes foram praticados por Adão José de Sousa e os quatro adolescentes. Adão José também vai responder por crimes de assalto a posto de combustível em Castelo e será transferido para a Casa de Custódia de Teresina”, afirmou Fábio Abreu. O secretário afirmou ainda que o mototaxista será investigado para saber se estava dando cobertura ao suspeito.
“Resta saber se o mototaxista tinha conhecimento de quem estava transportando. Ele estava como passageiro. Vamos investigar se deu cobertura”, declarou.
Fábio Abreu disse que o caso dos estupros está praticamente encerrado e que a polícia vai trabalhar agora para reunir o maior número de provas contra os suspeitos.
“Em termos de prisão entendemos que está encerrado. Vamos agora atrás de mais provas e indícios para que a Justiça tenha toda a condição julgar com o rigor que seja. Esse individuo não merece estar na sociedade”, desabafa Fábio Abreu.
Abreu disse que que não houve reação do suspeito e que ele já tinha mandado de prisão em aberto por um roubo na semana passada em Castelo do Piauí.
“Não houve possibilidade de reação. Os policiais foram precisos na ação e dominaram. Ele não reagiu e agora será apresentado à Justiça”, declarou.
Adão José de Sousa é suspeito de comandar os atos violentos contra 4 garotas. Os adolescentes foram apreendidos ainda ontem e encaminhados para Teresina. Três das vítimas estão internadas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a quarta está no Hospital São Marcos.
“Ele foi visto em uma fazenda próximo a Castelo por um policial, depois entrou na mata”, disse o delegado Laércio Evangelista, que comandou a operação.
O helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (Gate) da Polícia Militar auxiliou no trabalho da polícia. Os quatro adolescentes de 14 a 17 anos que participaram dos estupros das garotas de Castelo do Piauí foram transferidos na noite de quinta-feira para Teresina, onde estão apreendidos no Centro Educacional Masculino (CEM) de Teresina.
O promotor de Justiça de Castelo do Piauí, Cesário Cavalcante, afirmou que irá denunciar os suspeitos por pelo menos três crimes. Os cinco envolvidos, entre eles quatro adolescentes, serão indiciados por estupro qualificado, tentativa de homicídio qualificado e associação criminosa.”Todos já tinham atos infracionais. A maioria era de pequenos furtos para comprar drogas. Nuncam tinham cometido algo dessa gravidade. Usaram meios cruéis e tentaram ocultar o crime de estupro, já que as meninas foram amarradas. Eles queriam matar para ocultar o estupro”, declarou Cesário Cavalcante.
“Em 20 anos de Ministério Público eu nunca tinha visto tanta crueldade. E olha que eu já vi muita coisa. Mas um caso desses é realmente chocante”, falou.
Cesário Cavalcante disse que no prazo máximo de 10 dias poderá entrar com representação contra os adolescentes, que estão internados em Teresina por 45 dias.
O delegado Laércio Evangelista já encaminhou o pedido de indiciamento e o parecer foi favorável. Os suspeitos foram ouvidos e o Ministério Público espera somente os laudos solicitados, como exames de DNA.
Fonte: http://www.meionorte.com/
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024