Familiares que eram mantidos reféns por detentos do presídio de Pedrinhas, em São Luís (MA), foram liberados na manhã desta segunda-feira (26).
Ao todo, 32 familiares dos presos estavam em uma das unidades do complexo penitenciário, de acordo com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão. Após o horário de visita, eles foram impedidos pelos parentes de deixar o local.
Os presos queriam que o governo cumprisse uma lista de exigências. Entre os pedidos, está a instituição de visitas íntimas, troca de monitores, entrega de novos colchões e banho de sol coletivo.
Segundo a secretaria, a liberação ocorreu após a retomada das negociações com os detentos. Até então, os familiares eram mantidos na Central de Custódia de Presos de Justiça.
Em nota, a pasta nega que os familiares estivessem sendo mantidos reféns e informa que eles “decidiram permanecer [no local] de forma solidária”.
Casos de violência no presídio maranhense
O presídio maranhense esteve no centro do noticiário após a divulgação de casos de violência, como a decapitação de presos. Neste ano, oito detentos morreram em Pedrinhas.
Em 2013, 60 detentos foram assassinados no local. Até o começo do mês de maio, a polícia não havia solucionado pelo menos 38 desses casos, o que representa 63% do total.
Fonte: Diário do Nordeste
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024