Padre Geovane Saraiva

A atenção de todas as pessoas de boa vontade deveria se voltar para a realidade acima mencionada, diante do clamor e do gemido da natureza, á beira do abismo (cf. Rm 8,22). A criatura humana é convocada e não tem outro caminho, no sentido de evitar sua própria autodestruição, fazendo sua parte, tendo diante da mente, nos olhos e no coração a vida do planeta como um santuário ou um lugar sagrado, com maior razão para nós cristãos, inspirados no sonho e na força da figura humana de Francisco de Assis, o qual abraçou o projeto de Deus Pai com uma comovedora ternura, tornando-se fascinado por Ele e por suas criaturas e foi exatamente este fascínio que o tornou extremamente humano, por unanimidade considerado patrono do meio ambiente ou da ecologia.
Agradeço a Deus, como se fosse uma inspiração, quando alhures disse em artigo que toda civilização necessita de figuras exemplares, modelos e referenciais, as quais mostrem concretamente ao mundo, os grandes sonhos e utopias, numa palavra, mostrem os valores últimos, no tocante de sustentar as motivações dos seres humanos, na sua relação e ação com Deus e seus semelhantes, com a natureza ou meio ambiente. Parece até que estava antevendo a novidade ou o presente para o mundo hodierno, que foi a eleição (13/03/2013) do Papa Francisco, dando provas concretas, através dos gestos e sinais, de que tem sonhos para a renovação da Igreja e do mundo, a ponto de sensibilizar corações e consciências a uma profunda conversão.
Na oportunidade citava o Hartmut Koschyk, Vice-Ministro da Economia Alemã, que ao visitar aos 05/05/2012 a Basílica de São Francisco de Assis – Itália, pronunciou as seguintes palavras: “Seria melhor uma Europa mais franciscana”. Segundo aparece no site www.sanfrancesco.org, o Vice-Ministro alemão teria afirmado que “o pensamento franciscano é caracterizado pela fraternidade, bondade e solidariedade, virtudes que podem contribuir para uma nova ordem ética e econômica”, que não prescinda da natureza ou meio ambiente.
Com o Papa Francisco, somos chamados ainda mais a contemplar o Pobrezinho de Assis, cuja vida não significou um abandono do mundo, de seu convívio de então e das relações entre as pessoas. Ao contrário, podemos ver na sua radical opção de vida, de um modo claro e explícito, uma dura crítica às forças dominantes do tempo por ele vivido, indicando uma nova sociedade, fundamentada nos valores do Evangelho, tendo como resultado a solidariedade e fraternidade dos filhos de Deus.
Francisco de Assis, na sua “loucura” por Deus e por suas criaturas, iniciava uma nova forma de convívio humano, fundamentalmente chamando a atenção para as questões ambientais, comemorado neste dia 05 de junho no mundo inteiro. Como é salutar pensar num Francisco de Assis como irmão universal, o qual chamava irmãos e irmãs todas as criaturas, mesmo as últimas, indicando claramente, que todos os seres vivos procedem de uma mesma e única fonte: Deus. Daí a sua primeira relação com a natureza ser não de domínio ou posse, mas de fraterna e terna convivência.
Diante da herança incomensurável deixada por Francisco de Assis, bondade de Deus, tão bem assimilada e assumida pelo Papa Francisco, sejamos inspirados a lutar em defesa da vida humana na face da terra em toda sua plenitude, aqui posta em questão no seu sentido último, a partir do Pobrezinho de Assis, ao colocar nossas forças e talentos bem acima dos interesses pessoais e particulares, num grande clamor por solidariedade, esforçando-nos para salvar o mundo, associados ao Santo Padre, seu maior protagonista, que a partir do absoluto de Deus, quer dizer uma palavra de ordem: o planeta precisa de vocês!
*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, colunista, blogueiro, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal – Pároco de Santo Afonso – geovanesaraiva@gmail.com
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Caucaia reforça operação contra pontos de lixo - 3 de abril de 2025
- Empresa Vitória completa quase 70 anos com reconhecimento nacional - 3 de abril de 2025
- Prefeito de Potiretama é preso por suspeita de integrar facção criminosa - 3 de abril de 2025