Eleições 2024

Nos pênaltis, Bahia vence o Ceará no Castelão e fica com o título da Copa do Nordeste

No detalhe, o Ceará deixou escapar o tricampeonato da Copa do Nordeste. A taça de 2021 é do Bahia, em título com sabor de virada e de revanche. Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, em Salvador, o Tricolor da Boa Terra venceu o jogo de volta no tempo normal, por 2 a 1, o que forçou o desempate em cobranças de pênalti. Nas penalidades, o time baiano levou a melhor por 4 a 2, ficando com a taça.

Dessa forma, os baianos devolvem as derrotas que haviam sofrido nas finais de Nordestão para o Alvinegro em 2015 e 2020, além de interromperem uma série de cinco derrotas seguidas para o Vovô. O Ceará ficou com o vice e volta suas atenções agora para a disputa do Campeonato Cearense e da Copa Sul-Americana.

Veja a cobrança de pênalti que definiu o título para os baianos:

Com a bola rolando, o 1º tempo terminou sem gols, mas não por falta de oportunidades. O Bahia teve boas chances e pressionou na reta final do 1º tempo, obrigando Richard a fazer boas defesas. Mas as emoções ficaram para a etapa final. O time visitante seguiu na pressão e conseguiu abrir o placar em cobrança de pênalti.

Aos 16 minutos da etapa final, após toque de mão de Luiz Otávio na área, o árbitro marcou pênalti, após revisar o lance no VAR. Rodriguinho foi cobrança, bateu com estilo e abriu o placar para o Esquadrão. O Bahia seguiu a pressão e, no embalo, ampliou o marcador sete minutos depois, com Gilberto, em um belo gol. Após jogada individual, o artilheiro da Copa do Nordeste, com 8 gols, bateu de canhota no canto, longe do alcance de Richard.

Após o 2º gol, que dava o título direto ao Bahia, o time visitante recuou. O Ceará aproveitou e conseguiu diminuir o placar, aos 38 do 2º tempo. De cabeça, Jael marcou, em gol que levou a disputa do título para os pênaltis.

Nas cobranças, prevaleceu a frieza do Bahia. O time baiano converteu quatro dos cinco chutes. Já o Ceará desperdiçou duas cobranças, com Jorginho, que parou nas mãos de Matheus Teixeira, e Marlon, que bateu para fora. Fim de jogo: vitória do Bahia, que celebrou em solo cearense o quatro título nordestino de sua história.

Veja o momento da entrega da taça ao Bahia:

Fonte: https://gcmais.com.br/

 

Zeudir Queiroz