
Reafirmando o compromisso de sua gestão com a saúde pública, o prefeito Naumi Amorim garantiu a implantação de três novos equipamentos de saúde para o município de Caucaia. Durante agenda oficial nesta terça-feira (18), no Ministério da Saúde, em Brasília, o gestor articulou a viabilização de duas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e um Centro de Parto Normal (CPN) com maternidade. Os equipamentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde (PAC da Saúde), uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer a rede pública e ampliar o acesso da população aos serviços do SUS.
O prefeito destacou a importância dos novos investimentos e ressaltou que a saúde é a principal demanda da população de Caucaia.
“Minha agenda em Brasília não poderia começar com outra pauta que não fosse a saúde, pois é a maior queixa que tenho ouvido do nosso povo. Apesar das muitas dificuldades, estamos correndo atrás de quem pode nos ajudar, e esses novos equipamentos vão significar grandes avanços. Agradeço a sinalização positiva da ministra Nísia Trindade e de todos do Ministério da Saúde. Foi pra isso que fui escolhido novamente para ser prefeito: trabalhar e trazer resultados”, afirmou Naumi Amorim.
Mais investimentos na saúde de Caucaia
Além da confirmação das novas unidades de saúde, o prefeito apresentou ao Ministério da Saúde outras demandas essenciais para o município. Segundo o assessor de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Saúde, Marroni Alves, um dos pontos de maior urgência é a revisão do Teto de Média e Alta Complexidade (Teto MAC), que impacta diretamente o financiamento da saúde no município.
“O prefeito nos colocou a situação do teto MAC, que precisa de revisão no Município, além de diversos outros pontos que necessitam de atenção. Vamos trabalhar juntos pra fazer o SUS chegar cada vez mais perto de quem mais precisa”, pontuou Marroni Alves.
100% do IPTU destinado à saúde
Além dos novos investimentos federais, a Prefeitura de Caucaia deu um passo importante para reforçar os recursos da saúde municipal. No dia 11 de fevereiro, foi sancionada a Lei nº 3.847, que determina que 100% da arrecadação do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) seja destinada exclusivamente para ações e serviços públicos de saúde.
Os recursos serão aplicados em diversas frentes, incluindo:
✔ Vigilância em saúde
✔ Atendimento integral e universal à saúde em todos os níveis de complexidade
✔ Capacitação dos profissionais do SUS
✔ Aquisição de medicamentos e insumos, incluindo vacinas e imunobiológicos
Com essa nova destinação orçamentária, a gestão municipal busca garantir melhor infraestrutura, ampliação da oferta de serviços e mais qualidade no atendimento à população.
Compromisso com a saúde
A articulação do prefeito junto ao Ministério da Saúde reforça o compromisso da gestão municipal com a expansão e qualificação da rede pública de saúde. Além das duas novas Unidades de Atenção Primária à Saúde e do Centro de Parto Normal com maternidade, a administração segue buscando novos investimentos e parcerias para melhorar o atendimento e reduzir as deficiências históricas do setor.
Com as novas iniciativas, Caucaia avança em direção a uma saúde pública mais eficiente, acessível e de qualidade para todos.
–
Com informações da ASCOM
- Moraes nega pedido de Bolsonaro para prorrogar prazo de defesa na denúncia por tentativa de golpe - 20 de fevereiro de 2025
- “Boletim Hídrico: Ceará tem 7 açudes sangrando e 12 com armazenamento superior a 90%” - 20 de fevereiro de 2025
- Caucaia ganha nova escola e ônibus escolar graças à articulação do prefeito Naumi Amorim - 20 de fevereiro de 2025