A atriz baiana Regina Dourado, conhecida pelo bordão “Stop, Salgadinho” de sua personagem na novela “Explode Coração”, morreu às 11h20 deste sábado (27) aos 59 anos, segundo seu irmão Oscar Dourado.
Ela estava internada no Hospital Português, em Salvador, desde o dia 20 de outubro, em estado terminal por conta de complicações de um câncer. Ainda não há informações sobre o velório.
O corpo da atriz será cremado amanhã no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Em 2003, Regina tratou um câncer na mama direita. Após sete anos, a doença voltou na outra mama e ela passou por outro tratamento.
Neste ano, há alguns meses, os médicos disseram que houve metástase, o câncer havia atingido a medula da atriz. Durante a semana, Oscar Dourado informou que o quadro da atriz era “irreversível” e que a família havia optado por não fazer mais transfusão de sangue, a pedido da própria atriz: “Ela não queria nada que procrastinasse a vida dela.”
“Ela sempre fez questão de morar sozinha, é uma pessoa decidida e de personalidade forte, não queria mostrar fragilidade”, disse Oscar bastante abalado.
Obra
Regina Dourado nasceu na cidade de Irecê, na Bahia, em 22 de agosto de 1953. Começou a carreira no teatro, atuando na Companhia Baiana de Comédia.
Em 1978, estreou na televisão no especial “Quincas Berro D’água”, dirigido por Walter Avancini. No ano seguinte, viveu a personagem Nanci na novela “Pai Herói”, na Globo.
A atriz engatou uma série de papéis na emissora: participou de “Cavalo Amarelo” (1980), “Rosa Baiana” (1981), “Lampião e Maria Bonita” (1982) e “Pão Pão, Beijo Beijo” (1983).
Seu papel de maior destaque chegou em 1995, quando interpretou Lucineide em “Explode Coração”. A personagem da novela de Glória Perez, par romântico de Rogério Cardoso, ficou conhecida pelo bordão “Stop, Salgadinho”.
Regina esteve também em novelas como “Roque Santeiro”, “Felicidade”, “Renascer” e “Tropicaliente”. Ainda na Globo, atuou em novelas como “O Rei do Gado”, “Anjo Mau”, “Andando nas Nuvens” e “Esperança”. Seu último papel na emissora foi em “América”, também de Glória Perez, em 2005. Depois disso, foi para a Record. Lá, esteve em duas novelas: “Bicho do Mato”, em 2006, e “Caminhos do Coração”, em 2007.
Do Diário do Nordeste
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
Que Deus e seus anjos a recebam com festas gloriosas. Amém.