Nesta sexta-feira (02), durante um evento significativo no Porto do Pecém, o ministro dos Transportes, Renan Filho, ao lado do presidente Lula, enfatizou o programa “Bora de Graça” como o maior programa de mobilidade urbana do Brasil. O ministro destacou o caráter inovador da iniciativa, referindo-se ao prefeito de Caucaia, Vitor Valim, como um exemplo de gestão inovadora no país. “Queria saudar o prefeito Vitor Valim, que tem uma atuação muito inovadora no Brasil. Essa cidade é uma das poucas, de grande porte, agora está se discutindo em outras, que têm tarifa zero para o transporte público para todas as pessoas. O cidadão anda de ônibus aqui, presidente, e não paga tarifa”, afirmou Renan Filho. Ele ressaltou ainda que essa conquista foi possível graças à sólida gestão financeira de Caucaia. “O município criou as condições econômicas pra que isso pudesse acontecer, o que é uma grande vitória”, elogiou.
O evento teve como objetivo a sanção do projeto de lei que institui o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS), um importante passo para a conclusão das obras da ferrovia Transnordestina, uma das prioridades da atual gestão federal. Além do presidente Lula e do ministro Renan Filho, estiveram presentes o Ministro da Educação, Camilo Santana, o Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa, a senadora Augusta Brito, o Governador Elmano de Freitas, além de deputados federais e estaduais.
O prefeito Vitor Valim, uma das autoridades convidadas, expressou sua satisfação com os investimentos: “Fico muito feliz com todos os investimentos que venham trazer mais desenvolvimento para a nossa cidade. Tenho muito orgulho, também, de sermos a maior cidade do Brasil a oferecer transporte público 100% gratuito e hoje sermos referência para o país”.
Saiba Mais Sobre o “Bora de Graça”
Lançado em setembro de 2021, o “Bora de Graça” é o maior programa de mobilidade urbana do Brasil. A Prefeitura Municipal de Caucaia investe aproximadamente R$ 3,7 milhões por mês no programa, representando cerca de 2,64% do orçamento do município. Entre os benefícios observados estão um aumento de 15% a 36% na renda dos cidadãos, que agora não precisam gastar com transporte público. Além disso, o programa contribui para a redução da emissão de CO2 e diminui o número de acidentes, resultando em menos atendimentos médicos relacionados ao trânsito e cirurgias traumatológicas.
–
Com informações da Ascom Caucaia
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024