O estudante participa da seleção com as notas obtidas no Enem. No Ceará, são ofertadas 8.417 vagas
Brasília. A partir de hoje, os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. No site do programa os estudantes já podem consultar as vagas disponíveis em, pelo menos, 115 instituições.
Os estudantes que participaram do Enem de 2013 e não tiraram nota zero na redação poderão concorrer às vagas e m cursos superiores disponibilizadas por universidades federais, estaduais e institutos federais FOTO: AGÊNCIA BRASIL
A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a segunda instituição a oferecer o maior número de vagas do País (6.378) em cursos de graduação presencial. O Estado oferta um total de 8.417 vagas. Além da UFC, estão entre as instituições cearenses que abrem inscrições, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com 1.845 e 194 respectivamente.
Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação. O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. O candidato que estiver sem o número da inscrição ou a senha poderá recuperá-los no site do exame.
O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem. Ao se inscrever no Sistema, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar estas opções durante todo o período de inscrição. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.
Durante o período de inscrição o candidato pode consultar sua classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu.
Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.
Ceará
No primeiro semestre de 2014, a Universidade Federal do Ceará disponibilizará 3.996 vagas. Para o segundo, serão 1.662. A instituição oferecerá no total 102 cursos de graduação superior.
O curso de Medicina da UFC é o que oferece a maior quantidade vagas, 160 no total. Agronomia aparece em segundo lugar, com 140. Engenharia de Energias e Meio Ambiente e Engenharia Civil estão em terceiro lugar e selecionarão 120 candidatos.
Cotas
A UFC disponibilizará 50% de suas vagas para alunos da rede pública de ensino. Entre estas, a metade vai para candidatos que possuem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. De acordo com a Lei Federal de Cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de instituições de ensino superior pública devem ser destinadas a cotistas.
A Universidade Federal do Cariri (UFCA), tutelada pela UFC, oferecerá 720 vagas, sendo 480 para a seleção atual. A instituição dispõe de nove cursos ofertados em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. São oferecidas pelo IFCE 1.845 vagas, em 56 cursos de graduação presenciais em 17 campi espalhados pelo Estado. A Unilab ofertará 194 vagas para 14 cursos de graduação.
Fonte: Diário do Nordeste
- Novos canais de TV beneficiarão quase 400 mil pessoas em Caucaia e Jijoca de Jericoacoara - 25 de novembro de 2024
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024