
Neste sábado (7/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a política brasileira “apodreceu” e se tornou excessivamente “mercantilizada”. A declaração foi feita durante o encerramento do evento que comemorou os 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT).
O discurso marcou, na avaliação de aliados, o início da construção do projeto de reeleição do presidente, com críticas diretas ao que Lula chamou de “mercado eleitoral” e sinalizações de ampliação da base de apoio para o pleito de 2026.
Críticas ao financiamento de campanhas
Durante a fala, o presidente direcionou ataques ao modelo atual de financiamento de campanhas e ao custo da militância paga. Lula questionou os valores envolvidos na manutenção de cabos eleitorais e no lançamento de candidaturas, especialmente para cargos legislativos municipais.
“A política apodreceu. Como é que está o mercado eleitoral desse país? Você sabe quanto custa um cabo eleitoral? Você sabe quanto custa um vereador? Você sabe quanto custa o preço de cada candidatura desse país? Isso é uma vergonha”, afirmou.
Segundo o presidente, o cenário atual representa um distanciamento das origens do partido e da militância popular.
Saudosismo das origens do PT
Lula contrastou a realidade atual com o início da trajetória do PT, relembrando um período em que as campanhas eram financiadas de forma mais simples, por meio da venda de camisetas e da mobilização voluntária.
“Eu tenho saudade do tempo em que a gente fazia campanha vendendo camiseta. Hoje tem dinheiro rolando para tudo quanto é lado”, disse, em tom crítico.
Articulação política para 2026
De olho nas eleições de 2026, o presidente convocou seus aliados a se prepararem desde já e indicou a intenção de atrair novos partidos para a base governista. Lula citou nominalmente legendas como PSD, PCdoB e PDT, que já integram o arco de apoio ao governo e devem intensificar a articulação política.
Pautas populares como bandeiras eleitorais
Para pavimentar o caminho eleitoral, o governo tem buscado priorizar no Congresso Nacional propostas de grande apelo popular. Entre as principais bandeiras que o PT pretende levar para a campanha estão o fim da escala de trabalho 6×1 e a regulação do trabalho por aplicativo.
Aproximação com o Congresso
A agenda em Salvador foi antecedida por um jantar de aproximação com líderes da Câmara dos Deputados. A iniciativa faz parte da estratégia do Palácio do Planalto para impulsionar as pautas consideradas prioritárias e fortalecer a governabilidade antes do início formal do ciclo eleitoral.
–
Com informações do Correio Brasiliense
- Chagas Vieira chama Ciro para o debate e critica “papo furado” nas redes sociais - 6 de março de 2026
- Homem é morto a tiros e criança de 4 anos fica ferida em ataque no bairro Icaraí, em Caucaia - 6 de março de 2026
- Professor é preso em Cascavel suspeito de importunação sexual dentro de escola - 6 de março de 2026
