
O julgamento dos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de assassinar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, teve início nesta quarta-feira (30/10), no 4º Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, às 9h. A sessão está sendo transmitida ao vivo no YouTube, permitindo que o público acompanhe o processo em tempo real.
Os réus, que responderão por videoconferência, estão em unidades prisionais diferentes: Lessa encontra-se na Penitenciária de Tremembé, em São Paulo, enquanto Queiroz está no Centro de Inclusão e Reabilitação, em Brasília. Ambos são acusados de duplo homicídio triplamente qualificado, com base em motivo torpe, emboscada e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas, além da tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle Franco na época do crime.
Nove testemunhas serão ouvidas durante o julgamento. O Ministério Público estadual indicou sete dessas testemunhas, e a defesa de Lessa apresentou outras duas. A defesa de Queiroz, no entanto, optou por não ouvir as testemunhas que havia inicialmente solicitado.
O caso, que teve repercussão nacional e internacional, atrai grande atenção por envolver questões de segurança pública e direitos humanos, além de levantar debates sobre a violência contra representantes políticos e ativistas no Brasil.
Acompanhe o julgamento:
–
- Prefeito de Potiretama é preso por suspeita de integrar facção criminosa - 3 de abril de 2025
- Pesquisa mostra mais medo da volta de Bolsonaro que da reeleição de Lula - 3 de abril de 2025
- “Comissão da Câmara rejeita exames toxicológicos para professores em Caucaia”. - 3 de abril de 2025