Devolução será automática e começa em 26 de maio

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a devolução de R$ 292,7 milhões a aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios no mês de abril. O estorno será feito automaticamente na folha de pagamento de maio, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, conforme o calendário oficial.
Descontos suspensos e acordos cancelados
Todos os descontos associativos foram suspensos, assim como os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações. Com isso, novas cobranças estão bloqueadas e os beneficiários não precisam solicitar cancelamento nem comparecer a agências para receber os valores.
Fraude bilionária segue sob apuração
Valores descontados antes de abril de 2025 ainda estão sob análise da Advocacia Geral da União (AGU), que coordena o Plano de Ressarcimento Especial aos Aposentados. Não há previsão de devolução desses valores, mas os beneficiários serão notificados pelo aplicativo Meu INSS a partir da próxima terça-feira (13). Na quarta-feira (14), será possível pedir o reembolso de descontos não reconhecidos.
Canais oficiais e alertas contra golpes
O INSS reforça que os únicos canais oficiais de comunicação são o aplicativo Meu INSS e o telefone 135. O presidente do órgão, Gilberto Waller, alertou: “Não abram e-mails ou mensagens de WhatsApp. O INSS não se comunica por esses meios”.
Além da suspensão de cobranças, 12 associações envolvidas na fraude tiveram bens e contas bloqueados, totalizando R$ 2 bilhões — montante que pode ser usado para ressarcir os segurados prejudicados.
- Putin propõe conversas diretas com a Ucrânia para cessar-fogo em Istambul - 11 de maio de 2025
- Fortaleza goleia Juventude por 5 a 0 no presidente Vargas pela 8ª rodada do Brasileirão - 10 de maio de 2025
- Falta de acesso obriga idoso a ser carregado em rede no Ceará - 10 de maio de 2025