As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciam no próximo dia 25 de maio. A informação foi anunciada peloMinistério da Educação nesta segunda-feira, 18, através da publicação do Edital do exame no “Diário Oficial da União“. As inscrições desta edição serão abertas às 10h. Já as provas, serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro deste ano.
Em relação aos anos anteriores, o Enem sofreu algumas alterações. Dentre elas está o aumento do valor da taxa de inscrição que era de R$ 35 e passou para R$ 63. Além disso, as medidas de segurança que alteraram o horário das provas também serão ajustadas.
Para este ano, espera-se que cerca de 9 milhões de candidatos façam as inscrições. Somente na edição passada, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram. Entretanto, apenas 6,2 milhões compareceram. Com base nos exames realizados anteriormente, o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que 30% das provas impressas acabam inutilizadas devido a ausência dos candidatos.
Uma medida para evitar a ausência destes candidatos será utilizada nesta edição. Os candidatos que são isentos de taxa que faltarem a prova, terão que obrigatoriamente pagar a inscrição em 2016.
Quem pretende ingressar em alguma universidade pública do país no próximo ano, deverá ficar atento as inscrições desta edição. Elas ocorrem entre as 10h de 25 de maio e as 23h59 de 5 de junho. Com exceção dos estudantes isentos da taxa de inscrição, o registro só será confirmado após o pagamento da taxa.
Quem está isento
Os estudantes que cursaram o último ano do ensino médio em escolas de rede pública estadual ou municipal estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que comprovarem carência, de acordo com as regras estipuladas no edital, também não precisarão realizar o pagamento. Os demais candidatos terão que pagar integralmente a quantia.
A Prova
O exame, igualmente às últimas edições, será realizado em dois dias. No primeiro, que terá 4 horas e meia de duração, serão efetuadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo dia, com 5 horas e meia, serão realizadas as provas de linguagens, matemática e redação.
Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h (horário de Brasília). No entanto, só serão iniciadas às 13h30.
Cartão de Inscrição
Este ano contará com uma mudança referente ao cartão de inscrição. A partir desta edição, o cartão não será mais impresso e enviado pelos correios. Agora, o candidato deverá baixá-lo ou consultar as informações no site do Enem (opção que já era possível no ano passado).
Este documento é de extrema importância para o estudante, pois com ele, o estudante terá as devidas orientações para a realização da prova.
Fonte: O POVO Online
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024