A partir desta quarta-feira (24), o GOV.BR lança um novo serviço público digital, o Voa Brasil. Nesta primeira fase, o programa é direcionado a aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, independentemente da faixa de renda. O programa permite a compra de bilhetes aéreos com valores de até R$ 200,00 por trecho.
De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), a expectativa é incluir cerca de 1,5 milhão de brasileiros que ainda não utilizaram o transporte aéreo para deslocamentos pelo país. A iniciativa visa possibilitar que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil. “O Voa Brasil Aposentados é o primeiro programa de inclusão social da aviação brasileira, possibilitando que mais brasileiros possam viajar pelo país, fazer turismo ou reencontrar parentes. A inclusão gera emprego, renda e desenvolvimento econômico”, comentou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O Voa Brasil não envolve subsídio governamental para a compra de passagens aéreas, funcionando com base na oferta voluntária das companhias aéreas aos beneficiários do programa. As companhias aéreas deverão oferecer passagens ociosas durante os 12 meses do ano em diferentes rotas. Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.
Para utilizar o Voa Brasil, é necessário ter uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR. Esta exigência garante a segurança dos usuários na utilização dos serviços digitais, já que a plataforma do governo federal identifica as pessoas em meio digital. “O GOV.BR é focado nos cidadãos, desenvolvido para simplificar a vida das pessoas, que desde o seu lançamento não precisam mais fazer deslocamentos para utilizar um serviço”, disse o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
Atualmente, a plataforma do governo federal conta com mais de 159 milhões de usuários e oferece cerca de 4.300 serviços digitais, incluindo Meu SUS Digital, Assinatura Eletrônica GOV.BR, Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
Como Cadastrar no GOV.BR
Para se cadastrar no GOV.BR, siga os passos abaixo:
- Download do Aplicativo: Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo e faça o download do GOV.BR ou utilize um computador.
- Acesso: Abra a plataforma, digite seu CPF e clique em “continuar” para criar ou alterar sua conta.
- Cadastro Inicial: No primeiro acesso, preencha um formulário simples para validação dos dados na Receita Federal ou no INSS. Este formulário oferece o nível Bronze.
- Aumento de Segurança: Para aumentar a segurança da conta, utilize o aplicativo que oferece a opção de elevação de nível automaticamente, incluindo a possibilidade de reconhecimento facial com a câmera traseira do dispositivo.
Avançando para Níveis Prata e Ouro
- Nível Prata: Para avançar para o nível Prata, é necessário realizar biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 credenciadas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil, PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank.
- Nível Ouro: Para acessar o nível máximo de segurança (Ouro), é preciso fazer reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou por um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
Com essas etapas, você estará apto a utilizar o novo serviço Voa Brasil e aproveitar os benefícios oferecidos.
–
Com informações da agenciagov.ebc.com.br/
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024