O Fortaleza pagou por má atuação no Castelão, na noite deste sábado, e perdeu para o ABC-RN por 1 a 0. O resultado pôs fim a uma sequência de 32 jogos de invencibilidade do Leão como mandante na Série C do Campeonato Brasileiro. Os tricolores ainda não haviam perdido nesta edição da Terceirona.
Apesar do resultado negativo, a equipe comandada pelo técnico Marquinhos Santos continua na liderança do Grupo A. São 10 pontos somados em cinco jogos – três vitórias, um empate e uma derrota. Antes do confronto desta 5ª rodada, o Fortaleza vinha de três triunfos consecutivos e apenas um gol sofrido nos quatro primeiros jogos do Brasileiro. Já o ABC se recuperou na tabela e, com sete pontos, saltou para a quarta colocação na chave.
Durante os 90 minutos disputados na Capital, o Tricolor do Pici não conseguiu desempenhar com qualidade as suas principais potencialidades: marcação colada, triangulações pelos lados, infiltrações rápidas para finalização de frente para a meta adversária. As peças do time estiveram desconectadas. Muitos erros de passe e a falta do último toque prejudicaram a busca pela vantagem no marcador.
Quem aproveitou foi o ABC-RN. Os visitantes apostaram num sistema defensivo coeso, preocupado em evitar a circulação do Leão especialmente pelos lados e na saída do meio-campo. Os comandados de Geninho foram bem ao investir em ligações rápidas através dos contra-ataques. Ameaçaram bastante o gol defendido por Erivelton em jogadas verticais. A linha de quatro defensiva do Fortaleza sofreu para acompanhar jogadas de Erivelton, Caio Mancha e Lúcio Flávio.
Numa das investidas do time potiguar, aos 33 minutos da etapa inicial, Lúcio Flávio acertou cruzamento para Jones Carioca finalizar com qualidade contra o gol leonino: 1 a 0. No lance, Willian Simões foi muito mal na cobertura do atacante alvinegro.
Sem conseguir articular com eficiência as jogadas – Felipe e Daniel Sobralense estiveram apagados durante a partida -, o Fortaleza devolveu muitas bolas ao ABC-RN, que ainda tentou ao longo da etapa final consolidar a vitória com mais tentos. O goleiro Erivelton realizou boas defesas para evitar uma derrota maior para os anfitriões. Aos 9 minutos do segundo tempo, Caio Mancha acertou cabeceio ao gol, mas o árbitro marcou falta de ataque em Edimar. O lance gerou polêmica.
Na reta final do segundo tempo, Marquinhos Santos lançou Juninho (no lugar de Daniel Sobralense) e Maranhão (na vaga deixada por Juliano) para imprimir um ritmo de pressão em busca do empate. Contudo, a falta de organização na saída de bola prejudicou a criação de jogadas realmente contundentes.
O Leão volta a campo no próximo dia 26 (domingo), no Estádio Cornélio de Barros (Salgueiro-PE), onde enfrentará o Salgueiro, às 19 horas. Já o ABC vai ao Mangueirão duelar com o Remo, no próximo sábado, 25, às 18 horas.
Fonte: http://esportes.opovo.com.br/
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024