Filiados ao PDT lançam manifesto contra Ciro e em apoio a voto útil em Lula

Documento destaca que a única candidatura capaz de derrotar Bolsonaro no primeiro turno é a de Lula

Foto: Reprodução
Um documento nomeado ‘Trabalhistas pela democracia: o voto necessário’, assinado por 17 atuais e ex-integrantes do PDT e por nomes que lideram entidades ou movimentos sociais ligados ao partido, passou a circular nesta sexta-feira (16), com críticas as posturas políticas do candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) e ainda apoiando a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento pede que os pedetistas votem, já no primeiro turno, em Lula (PT) para impedir um segundo turno “turbulento e sangrento no país”. Segundo o manifesto, Ciro mudou de postura desde 2018, quando não foi apoiado por Lula nas eleições, e passou a adotar um tom ‘chulo’. A atitude fez, conforme escrevem, o político se afastar do campo progressista. Com isso, dizem, seria necessário buscar outra candidatura que possa derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo nas eleições de 2022.

“Não vamos gerar um desgaste ainda maior com a postura de Ciro, expondo por vezes seu vocabulário chulo nos vídeos e redes sociais. Não é essa nossa intenção. Porém, cabe lembrar que quem assume o tom ‘polarizador’ no pior sentido do termo é o pedetista, que agora adota uma postura de ex-companheiro de trincheira”, diz trecho do documento.

No manifesto, os trabalhistas ainda reforçam: “aquele Ciro que conseguia se manter numa sintonia fina com o campo progressista já não existe mais”. Para concluir, os elaboradores do documento pedem que os eleitores “não vacilem” e votem em Lula logo no primeiro turno da corrida eleitoral, apontado por eles como “a única candidatura capaz de derrotar o bolsonarismo”.

“Diante disso, nós que apoiamos Ciro entre 2016 e 2019 clamamos àqueles que possuem a mesma visão a não vacilarem, apoiando a única candidatura capaz de derrotar o bolsonarismo já no primeiro turno. Não se trata de voto útil. É uma necessidade histórica, algo que, mais uma vez, lamentamos ver Ciro Gomes, uma figura ímpar para pensar o desenho institucional do país, ser incapaz de enxergar essa quadra da história. Diante disso, convocamos militantes trabalhistas e dissidentes a apoiarem o ex-presidente Lula no primeiro turno. Saudações fraternas e Brizolistas!”,  informou o manifesto.

A elaboração do documento tem à frente tanto integrantes e filiados ao PDT como ex-integrantes, um deles, por exemplo, é Gabriel Cassiano, ex-aliado do Ciro que defende a candidatura Lula atualmente. Fonte: https://gcmais.com.br/    
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: