Em reunião nesta quinta-feira (17), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu que o uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser opcional no Brasil. A decisão ocorre duas semanas antes de esgotar o prazo para que se tornasse obrigatório o extintor ABC, prevista para 1º de outubro.
Em entrevista ao jornal Zero Hora, o presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alberto Angerami, confirmou o uso opcional do extintor. “Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor”, explicou Angerami.
O equipamento continua sendo exigido apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis. Os agentes de trânsito irão fiscalizar o uso do extintor nesses veículos onde o uso ainda será obrigatório. A punição para quem não estiver com extintor ou se estiver com validade vencida, é de multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
Fonte: Diário do Nordeste
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024