Encontro após conversa com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou para quinta-feira (16) uma reunião entre autoridades do Brasil e dos Estados Unidos para tratar da taxação extra sobre produtos brasileiros. Será o primeiro encontro após a conversa recente entre Lula e o presidente Donald Trump.
Em tom bem-humorado, Lula comentou nesta quarta (15) a videoconferência da semana passada com o líder norte-americano: “Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica.” A frase ironiza a declaração anterior de Trump sobre a “excelente química” entre os dois na rápida interação que tiveram nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em setembro.
Delegações em campo
Depois dos contatos na ONU e por telefone, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as negociações. Rubio convidou o chanceler Mauro Vieira a liderar a delegação brasileira em Washington. Vieira desembarcou na capital dos EUA na terça (14) para cumprir a agenda de trabalho.
Posição do Ministério da Fazenda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil apresentará argumentos econômicos para reverter o “tarifaço”. Segundo ele, as tarifas encarecem o custo de vida nos EUA. Haddad também destacou que os Estados Unidos têm superávit comercial com o Brasil e amplas oportunidades de investimento no país, especialmente em transformação ecológica, terras raras, minerais críticos e energias limpa, eólica e solar.
O que é o “tarifaço”
A medida integra a nova política comercial da Casa Branca, sob Trump, que prevê elevação de tarifas para recuperar competitividade frente à China.
-
2 de abril: anúncio de barreiras alfandegárias graduais conforme o déficit comercial dos EUA com cada país. Como os EUA têm superávit com o Brasil, foi aplicada a alíquota mais baixa, de 10%.
-
6 de agosto: entrou em vigor tarifa adicional de 40% ao Brasil, em retaliação a decisões que, segundo Trump, prejudicariam big techs norte-americanas e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Produtos afetados (e liberados)
-
Tarifados: café, frutas e carnes, entre outros.
-
Fora da primeira lista (cerca de 700 itens, 45% das exportações brasileiras aos EUA): suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis (motores, peças e componentes).
-
Posteriormente: novos produtos também foram liberados das tarifas adicionais.
Próximos passos
“Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação”, disse Lula em evento no Rio de Janeiro, referindo-se ao encontro de quinta (16) entre as equipes dos dois países.
–
Com informações da Agência Brasil
- Chagas Vieira chama Ciro para o debate e critica “papo furado” nas redes sociais - 6 de março de 2026
- Homem é morto a tiros e criança de 4 anos fica ferida em ataque no bairro Icaraí, em Caucaia - 6 de março de 2026
- Professor é preso em Cascavel suspeito de importunação sexual dentro de escola - 6 de março de 2026
