Eleições 2024

Enem: Professor dá dicas de como realizar uma boa redação

Está se preparando para fazer o Enem?

Há menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio, que será realizado nos próximos dias 26 e 27 de Outubro, o professor Orlando Nunes recomendou algumas dicas para que os estudantes defendam uma boa redação. “A palavra-chave é ‘argumentar’.O aluno deve apresentar uma posição crítica coerente a respeito de um determinado tema, baseando-se em bons argumentos, nada de imposição arbitrária de um ponto de vista.”

O professor orienta ainda que o vestibulando analise o tema de forma equilibrada, sem sensacionalismo, rancor ou preconceito por mais polêmico que ele possa ser. “Fuja, portanto, de argumento que agride o bom senso, a sociedade ou os direitos humanos, por exemplo.”

Com relação ao que não pode ser feito nunca, Orlando Nunes alerta “Evite o o tom panfletário, emoção exagerada, generalizações.” O ideal, segundo ele, é que o texto dissertativo-argumentativo contenha argumentos sensatos. “Evite argumentos ‘simplórios’ do tipo ‘a culpa disso tudo é do eleitor que não sabe votar’. Não aponte culpados, analise as causas e consequências do(s) problema(s), para propor uma intervenção, uma solução sustentável para o caso analisado.”

Para ter bons argumentos, o professor coloca a leitura de jornais como a principal fonte de conteúdo. “Selecione um editorial de jornal. Leia e releia o texto. Depois afaste-se do jornal e escreva sobre o assunto que você leu. Faça isso uma vez por dia, até o dia da prova. Aprendemos a escrever… escrevendo. Boa prova!”

Temas em alta

De acordo com Orlando Nunes, são temas em potencial – os 25 anos da Constituição Federal; espionagem internacional (EUA espiona Brasil); demografia brasileiras: mais velhos, menos filhos; redução da maioridade penal; manifestações nas ruas do Brasil, entre outros.

Fique Bem no Enem

O portal Tribuna do Ceará em parceria com o Colégio Irmã Maria Montenegro criou uma plataforma com conteúdos para ajudar aos vestibulandos a se prepararem para o exame.  Com fascículos e vídeo-aulas, o conteúdo do “Fique bem no Enem” está disponível para o acesso online gratuito, basta realizar um cadastro no site.

Fonte: Tribuna do Ceará

Zeudir Queiroz